Cerca de 320 mil no Alto Tietê são vacinados contra a Covid

Prefeituras seguem as diretrizes do governo estadual em relação à vacinação
Prefeituras seguem as diretrizes do governo estadual em relação à vacinação - FOTO: Emanuel Aquilera

As dez cidades do Alto Tietê chegaram nesta semana à marca de mais de 320 mil pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). A campanha de imunização, iniciada no final de janeiro, conta com pequenas diferenças na condução das vacinas entre os municípios da região.

Mogi das Cruzes, que chegou à marca de 100 mil habitantes com a primeira dose da vacina na noite de ontem, recebeu mais de 182 mil doses para a primeira e segunda doses. A Secretaria de Saúde local informou que segue as diretrizes do governo do Estado e que são liberadas para agendamento online, como estratégia para evitar filas de espera e aglomerações nas unidades de saúde. "As doses chegam em lotes indicados para grupos determinados e também direcionadas para aplicação de primeira ou segunda dose. Na última semana, a administração municipal obteve autorização do Ministério Público para antecipar a vacinação dos professores e profissionais de educação da rede municipal que já retomaram as aulas presenciais", informou.

A Prefeitura de Suzano informou que a cidade já recebeu 109,4 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus, e que até o final da tarde de segunda-feira foram usadas 80.724 doses, dessas 55,2 mil para a primeira dose. A Pasta informou que segue as orientações do governo do Estado e que não houve qualquer recomendação de reserva de doses para segunda aplicação. "Os imunizantes são utilizados nos públicos-alvo determinados à medida que chegam à cidade", informou.

A cidade de Poá informou que, até segunda-feira, havia recebido 48.835 doses e aplicado 38.250 unidades tanto na dose de abertura quanto de reforço, seguindo estritamente as diretrizes do cronograma do Plano Estadual de Imunização (PEI). "As grades de vacinas vem direcionadas para a primeira e segunda doses pelo governo estadual, e assim são utilizadas pelo município", explicou em nota.

Ferraz de Vasconcelos informou, por meio de sua Secretaria de Saúde, que havia recebido 67.165 doses, somando primeira e segunda doses, e aplicado um total de 47.128 até o início desta semana. Sobre a estratégia aplicada, o município informou que conta com oito polos de vacinação com sistema drive-thru ou a pé, sem a necessidade de agendamento prévio - apenas com cadastro no sistema Vacina Já, do governo do Estado, e sem orientações para reserva de doses.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que das 109,5 mil doses recebidas, até o início da semana foram 76,8 mil utilizadas junto à população, entre primeira e segunda doses. Sobre a estratégia de campanha, a pasta da Saúde local informou que dispõe de um drive-thru e 17 postos para pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou maiores de 18 anos com comorbidades. "O agendamento, exigido para a vacinação nos postos de saúde, ocorre como forma de garantir o distanciamento social, organização e logística nas unidades, sem a reserva de unidades