Hospitais operam com 100% de ocupação dos leitos de UTI

Santa Marcelina é uma das três unidades estaduais que atendem pacientes com coronavírus na região
Santa Marcelina é uma das três unidades estaduais que atendem pacientes com coronavírus na região - FOTO: Mogi News/Arquivo

Dois hospitais estaduais da região atingiram ontem a capacidade total de pacientes internados em tratamento da Covid-19 nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos Doutor Osiris Florindo Coelho, os 26 leitos de Emergência estavam preenchidos e nos 23 leitos de UTI do Hospital Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, a situação era a mesma.

Ainda na noite passada, segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde, os 26 leitos de Enfermaria do Hospital Regional de Ferraz atuavam com 42% de ocupação. Já no Santa Marcelina, de Itaquá, as 23 unidades de Enfermaria estavam totalmente preenchidas.

Em todas as unidades municipais que estão tratando pacientes com o vírus, em Itaquá, 76% dos 55 leitos de Enfermaria estão ocupados e outros 9% dos 51 de Suporte Ventilatório Pulmonar (SPV), como define a Prefeitura da cidade, também.

Outras cidades

Em relação ao município de Mogi das Cruzes, no Hospital Luzia de Pinho Melo havia 46 leitos de Enfermaria com 91% de ocupação até a noite de ontem e 33 de UTI, com 70%. Na mesma cidade, no Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti, o distrito de Jundiapeba, estavam em funcionamento 30 leitos de Enfermaria, com ocupação de 62%, e 30 leitos de UTI, todos ocupados.

Juntos, o Hospital Municipal, Santa Casa, Hospital Luzia de Pinho Melo, Ipiranga, Biocor, Mogi Mater e Hospital Santana, somam 240 leitos de Enfermaria e 164 UTI, cuja ocupação estava em 66,3% e 72%, respectivamente.

Em Suzano, até a última segunda-feira, as taxas de ocupação de leitos de UTI e de Enfermaria para tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19) eram de 15% (3 de 20 vagas) e 14,03% (8 de 57 vagas), respectivamente. Estes foram os números divulgados ontem pela Prefeitura, quando questionada.

De responsabilidade somente estadual, o Hospital Auxiliar de Suzano, que possui 20 leitos de Enfermaria, encerrou a tarde de ontem com 33% de ocupação. "É importante destacar que taxas de ocupação variam no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de Enfermaria ou UTI, por exemplo", explicou a Secretaria Estadual de Saúde sobre todos os números divulgados.

Por fim, no Hospital Municipal Guido Guida, de Poá, nenhum dos dois leitos de Emergência estavam ocupados ontem. Enquanto isto, 13% dos 22 leitos de Enfermaria estavam preenchidos por pacientes com a Covid-19.

Deixe uma resposta

Comentários