Imunização de gestantes e de puérperas tem início hoje

Atendimento vai ocorrer hoje das 8 às 17 horas
Atendimento vai ocorrer hoje das 8 às 17 horas - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A campanha de vacinação contra o coronaváirus (Covid-19) alcança hoje uma nova etapa em Suzano, contemplando os moradores com comorbidades e as mulheres grávidas e puérperas com ou sem problemas de saúde. O atendimento exclusivo na Arena Suzano, das 8 às 17 horas, também prevê a imunização das pessoas com deficiência permanente grave, dos profissionais da Educação com idades de 45 e 46 anos, além da aplicação daqueles que aguardam a segunda dose das vacinas CoronaVac/Butantan ou AstraZeneca/Oxford, conforme prazo estipulado por cada imunizante.

O atendimento de hoje, no polo central, deve oferecer o sistema drive-thru nas dependências do Parque Municipal Max Feffer, com entrada pela Avenida Brasil. A modalidade permite a aplicação da dose diretamente no carro, evitando riscos principalmente para grávidas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O atendimento direto no ginásio segue normalmente, respeitando o distanciamento mínimo entre os presentes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por uma questão de logística, a recomendação é para que os comórbidos com idades entre 25 e 59 anos compareçam ao polo hoje, reservando o atendimento de sexta-feira ao restante do grupo de maiores de 18 anos. "Sugerimos essa segmentação do público com comorbidades devido ao volume de pessoas esperadas. Em dois dias de ação será possível diluir a demanda, inclusive com atendimento descentralizado na sexta-feira", explicou o chefe da Pasta, Pedro Ishi.

Os indivíduos que fazem parte deste grupo prioritário, assim como as pessoas com deficiência, devem apresentar laudo médico e receita médica com resultados de exames recentes (original e cópia). Já as grávidas e puérperas que deram à luz nos últimos 45 dias precisam portar a carteira de gestante como documento comprobatório. No caso dos profissionais da Educação, com 45 e 46 anos, será exigido o comprovante "Vacina Já Educação" (QR Code), adquirido por meio do cadastro aprovado na plataforma estadual (https://vacinaja.sp.gov.br/educacao).

Os idosos maiores de 60 anos que ainda não receberam a primeira aplicação também poderão se vacinar. Aqueles que aguardam a segunda dose da vacina terão oportunidade de completar a imunização, conforme o prazo estipulado por cada imunizante. Serão contempladas as pessoas que participaram da primeira etapa do imunizante AstraZeneca/Oxford até o dia 6 de março e aqueles que receberam o imunizante CoronaVac/Butantan até o dia 13 de maio. O quadro completo com datas e orientações sobre a vacinação em Suzano pode ser acessado pelo link http://bit.ly/CronogramaVacinaSuzano, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br.

Requisitos

Além dos documentos comprobatórios obrigatórios para cada público da primeira dose, os grupos também devem apresentar a documentação de praxe para a primeira aplicação, sendo exigidos documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado, também é necessário. Para a segunda dose, será exigido documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.

Ainda é importante reforçar que os requisitos para a vacinação em Suzano estão de acordo com a 12ª atualização do Documento Técnico para a Imunização contra a Covid-19, emitido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. A campanha na cidade evolui conforme o envio de lotes da vacina, sendo que cada remessa já apresenta o público-alvo da etapa em vigência. Em caso de dúvidas, a Vigilância Epidemiológica pode ser consultada pelo telefone 4745-2035.