Profissionais de Educação vão receber a vacina contra Covid

Prefeitura explicou que iniciativa deve ocorrer de forma exclusiva na Arena Suzano
Prefeitura explicou que iniciativa deve ocorrer de forma exclusiva na Arena Suzano - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou ontem a vacinação contra a o coronavírus (Covid-19) de profissionais da Educação com 18 anos ou mais. A ação deverá ocorrer exclusivamente na Arena Suzano, das 8 às 17 horas. Os trabalhos sequenciarão a imunização hoje, que ocorrerá de maneira descentralizada, atendendo as três regiões.

Para começar, hoje, a cidade estará atendendo nos três polos: no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido e na Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva, ambos no horário convencional, das 8 às 17 horas; bem como na Arena Suzano, com sistema drive-thru e com horário estendido, ou seja, até as 19 horas.

Desta forma, ao longo do dia, a pasta deve atender moradores com comorbidades e as pessoas com deficiência, além dos profissionais da Educação com idades de 45 e 46 anos. Já as grávidas e puérperas que deram à luz nos últimos 45 dias também serão contempladas. Contudo, as mulheres desses grupos terão acolhimento exclusivo no polo central, com a oferta de drive-thru.

Quanto à segunda dose, o polo central também será referência para as pessoas que aguardam completar a imunização com a vacina CoronaVac/Butantan e que tenham recebido o imunizante até o dia 13 de maio. Em paralelo, os três locais de vacinação deverão acolher as pessoas que participaram da primeira etapa do imunizante AstraZeneca/Oxford até o dia 6 de março.

Para amanhã, a Prefeitura está preparando a aplicação em profissionais da Educação com 18 anos ou mais, que contam com o QR Code emitido pelo "Vacina Já". Para tanto, o atendimento será exclusivo no polo Arena Suzano com escala de atendimento: das 8 às 13 horas, poderão receber a vacina quem tem entre 35 e 44 anos; enquanto que a tarde, das 13 às 17 horas, será a vez de quem tem 18 a 34 anos.

Documentos

Para receber a dose, o morador deve estar dentro dos perfis contemplado e apresentar os itens comprobatórios (original e cópia) referentes a cada situação, sendo aceitos laudo médico e receita médica com resultados de exames recentes no caso de pessoas com deficiências ou comorbidades; carteira de gestante para mulheres grávidas ou puérperas, e o QR Code "Vacina Já" para profissionais da Educação.

Aqueles que receberão a segunda dose deverão apresentar documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.

Balanço

A ação realizada nesta quinta-feira (10/06) contou com a aplicação de 1.632 doses, sendo 1.356 contemplados com a primeira e 276 com a segunda. A operação ocorreu no polo Arena Suzano, com o sistema drive-trhu.

Ainda nesta data, Suzano recebeu mais 5.676 doses do imunizante Pfizer. O novo lote permite o avanço da campanha de vacinação. Este é o primeiro lote do imunizante da farmacêutica norte-americana Pfizer. De acordo com estudos, a vacina apresenta 95% de eficácia. A recomendação do Ministério da Saúde é de que a aplicação das duas doses seja feita com um intervalo de 12 semanas.