Câmara pede manutenção para UBS do Jardim Ivete

A Prefeitura de Mogi das Cruzes se manifestou na sexta-feira passada sobre o pedido da Câmara para manutenção e melhorias na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ivete.

O pedido foi feito pelo vereador Osvaldo Antonio da Silva (REP), após receber reclamações de moradores sobre o estado de conservação do equipamento. Com fotos e vídeos, o parlamentar mostrou rachaduras, infiltrações e sinais de mofo em diversas partes do posto de saúde, inclusive nos locais onde há o armazenamento de medicamentos e insumos.

Na sessão da Câmara, outros parlamentares apoiaram a indicação, pedindo as melhorias, inclusive aconselhando o Poder Público a verificar a situação de outras unidades. Dentre os integrantes do Legislativo estava a vereadora Inês Paz (Psol), que reiterou a importância da conservação e higiene do posto para que o local possa desempenhar suas funções, e ressaltou uma emenda do deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) de R$ 700 mil para investimentos no Programa Saúde da Família.

O vereador José Francimário Vieira (PL), o Farofa, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, lembrou de reformas feitas em UBSs em anos anteriores, e a importância da municipalidade em averiguar o atual estado de conservação dos locais. Farofa também ressaltou que o contexto econômico do município, com os gastos emergenciais da pandemia e a queda de arrecadação, podem vir a comprometer o andamento de políticas públicas no futuro.

José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, reforçou a importância do trabalho da Comissão Permanente de Saúde em apurações como esta, e reforçou a necessidade de integração das lideranças políticas com os representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal para o envio de emendas parlamentares que mantenham as UBSs em condições de funcionamento adequadas.

Manutenção contínua

Questionada, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou por nota que valoriza as indicações enviadas pela Câmara, que ajudam o Poder Executivo na administração da cidade com seu aprimoramento contínuo. "As Unidades Básicas de Saúde são equipamentos que recebem uma grande quantidade de pessoas e, por isso, exigem manutenção contínua", informou.

A municipalidade declarou que a manutenção das UBSs é realizada como parte da programação de serviços da Prefeitura e que será dada atenção às informações contidas na indicação parlamentar. (A.D.)

Deixe uma resposta

Comentários