Suzano terá 'Virada da Vacina'

Imunização vai abarcar diversos grupos do município e ocorrerá na Arena Suzano
Imunização vai abarcar diversos grupos do município e ocorrerá na Arena Suzano - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou ontem a chamada "Virada da Vacina" contra o coronavírus (Covid-19). A ação especial terá 35 horas de duração, com atendimento ininterrupto: das 8 horas de quinta-feira às 19 horas de sexta-feira. A atividade vai contemplar taxistas, motoristas e cobradores dos transportes coletivo e complementar; pessoas com idade de 55 anos ou mais com ou sem comorbidades; e os profissionais da Educação maiores de 18 anos que não conseguirem se vacinar no próximo sábado. O evento será sediado na Arena Suzano, com a oferta do sistema drive-thru pela Avenida Brasil.

A partir das 8 horas do próximo dia 17, a atividade vai garantir a aplicação da primeira dose aos taxistas, motoristas e cobradores dos transportes coletivo e complementar da cidade. Na oportunidade, os trabalhadores devem apresentar o comprovante da atividade. Este documento será emitido exclusivamente pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, podendo ser solicitado na sede da Pasta, localizada na rua Dr. José Correia Gonçalves, 152, Vila Correia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

De acordo com o secretário Claudinei Valdemar Galo, os trabalhadores devem levar documento original com foto, CPF e carteira de trabalho, bem como documento comprobatório de vínculo empregatício à empresa, como por exemplo holerite recente. "Com os documentos em mãos, entregaremos um comprovante, devidamente assinado e carimbado, para que o mesmo possa receber o imunizante", explicou.

Já às 19 horas, Suzano passa a imunizar 100% dos profissionais da Educação com mais de 18 anos e que estiverem com o "QR Code", emitido pelo site "Vacina Já" (vacinaja.sp.gov.br/educacao). "Quem não conseguir se vacinar neste sábado (hoje), poderá comparecer à Arena Suzano na quinta-feira, a partir das 19 horas. Com isso, receberá a primeira dose da vacina", declarou o titular da Educação suzanense, Leandro Bassini.

Além dos dois grupos, a imunização da "Virada da Vacina" deve contemplar a partir das 19 horas de quinta-feira o público de pessoas com ou sem comorbidades maiores de 55 anos. Para isso, o morador deve apresentar a documentação de praxe estipulada para a primeira dose, que são: documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado, também é necessário.

"É importante frisar que os itens mencionados são obrigatórios a todos os que irão tomar a primeira dose, independente do grupo inserido. Temos grande expectativa em alcançar o maior número possível de pessoas, sobretudo os profissionais mencionados. Estamos trabalhando para que os motoristas e cobradores tenham mais segurança em suas atividades e para que a Educação possa retomar as aulas presenciais o quanto antes. Não podemos perder mais tempo, nossa cidade tem pressa", afirmou o chefe da Saúde municipal, Pedro Ishi.

Aceleração

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o projeto será de grande importância, acelerando a imunização dos públicos mencionados. "Queremos levar mais tranquilidade às famílias, por meio da aplicação da vacina contra a Covid-19. Só assim sairemos dessa terrível pandemia. Agradeço antecipadamente a toda a equipe da Saúde e da prefeitura por toparem participar dessa 'Virada da Vacina' durante 35 horas ininterruptas.", finalizou.

O quadro com datas e orientações sobre a vacinação em Suzano pode ser acessado pelo link http://bit.ly/CronogramaVacinaSuzano, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br. Todas as informações também são diariamente atualizadas nas redes sociais da municipalidade, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano/) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano/). Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Epidemiológica é o 4745-2035.