Saúde Bucal atende 32 crianças no Jd. Margareth

Trabalho tem como finalidade ampliar o atendimento
Trabalho tem como finalidade ampliar o atendimento - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano promoveu nas últimas semanas uma ação especial com alunos da Escola Municipal (EM) Ana Rita Gomes, no Jardim Margareth. O trabalho preventivo em Saúde Bucal faz parte de uma parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que garante a aplicação do Tratamento Restaurador Atraumático (ART). O procedimento atendeu 32 crianças da unidade escolar. A ação vigorou do dia 20 de maio até a última quinta-feira, com agendamentos prévios.

De acordo com a dentista Desirée Cavalcanti, que faz parte da equipe de Saúde Bucal, o principal objetivo do atendimento é ampliar o acesso à assistência odontológica e educação em saúde aos escolares. "Fora do contexto de pandemia, este trabalho beneficiaria todos os alunos presentes porque entendemos que, por diferentes motivos, muitas vezes os pais deixam de levar as crianças para o atendimento odontológico nas unidades básicas de saúde", explicou.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a ação é enriquecedora. "Esse é um belíssimo trabalho que já vem sendo desenvolvido em Suzano há alguns anos. Infelizmente, devido à pandemia (de coronavírus), desde 2020 não conseguimos alcançar todas as crianças que gostaríamos. Mas seguimos fortes com esse compromisso para que em 2022 possamos garantir a ampliação deste atendimento", disse.

Vale lembrar que a pasta ainda promove a campanha de prevenção ao câncer bucal, atendendo gratuitamente os cidadãos que comparecerem na Arena Suzano (para a imunização contra a Covid-19. A avaliação visa detectar alterações e lesões suspeitas da doença, bem como o devido encaminhamento dos casos.