Suzano participa de ação para capacitação em coleta seletiva

Ashiuchi participou por Suzano e pelo Condemat
Ashiuchi participou por Suzano e pelo Condemat - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou na terça-feira passada de uma capacitação em Coleta Seletiva e Logística Reversa, promovida pela Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A ação faz parte do cronograma de atividades planejadas para o mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado há dois sábados.

Na oportunidade, o prefeito de Suzano e presidente do consórcio regional, Rodrigo Ashiuchi (PL), compareceu ao encontro virtual que contou com mais de 70 participantes entre gestores municipais e representantes de organizações de catadores de materiais recicláveis da região. "Em dez anos de Condemat demos passos importantes para uma sociedade mais sustentável na prática, a partir do andamento de políticas públicas de gerenciamento de resíduos. Nesse contexto, entendemos o papel da coleta seletiva e da valorização dos trabalhadores envolvidos nesta atividade, que é a efetivação deste caminho que percorremos na temática sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em nossa região", disse.

A reunião ainda contou com a presença da diretora suzanense e coordenadora-adjunta da câmara técnica, Solange Wuo, e com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang. "É interessante ver essa preocupação conjunta dos municípios que, desde 2017, contam com a colaboração do Governo do Estado para o Plano Regional de Resíduos Sólidos, além desta capacitação que é uma atualização de uma oficina já aplicada antes da pandemia, assim agora garantindo oportunidade de mais pessoas participarem e atualizarem os conhecimentos", explicou o titular da pasta.

O encontro apresentou um histórico e panorama da gestão de resíduos sólidos no Alto Tietê, bem como a atuação do consórcio, que há quatro anos promove a articulação junto a demais órgãos e entidades de interesse, como o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (Cirs) e a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), vinculados à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima); a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat); e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). A expectativa é de que a capacitação tenha prosseguimento nas próximas terças-feiras do mês de junho discutindo os instrumentos de apoio à sustentabilidade da coleta seletiva e da organização dos catadores.

Em Suzano

O cronograma da prefeitura de Suzano, em alusão ao mês do Meio Ambiente, prevê na próxima quinta-feira (10/06) uma apresentação técnica do sistema de licenciamento online para o Grupo de Trabalho da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS). Ainda sobre este assunto, a secretaria realizará uma reunião on-line no dia 24 (quinta-feira) para profissionais interessados na área de atuação. A proposta do encontro é desmistificar o processo de aquisição do licenciamento ambiental no município, um procedimento que a administração municipal tem trabalhado para tornar cada vez mais ágil e eficaz.

Os animais domésticos também serão beneficiados neste mês. Novos mutirões gratuitos de castração estão previstos para acontecer nos dias 12 e 26 de junho (sábados). Os locais que sediarão a campanha ainda não foram definidos, mas os interessados devem efetuar cadastro prévio com o setor responsável por meio do telefone 4745-2055. Após o registro, as equipes entrarão em contato para formalizar o agendamento.

O projeto virtual de adoção consciente "Baby, Me Leva!", promovido pelo PlayPet com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, receberá melhorias. Isto porque a iniciativa municipal ganhará um site no dia 28 de junho (segunda-feira), fortalecendo a campanha permanente e ampliando o alcance dos trabalhos de combate ao abandono animal na cidade.

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participarão de treinamento acerca de prevenção e combate a incêndios florestais, por meio da Operação Corta Fogo, promovida pela Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo.