Mais da metade dos moradores com mais de 60 está vacinada

Números divulgados pela Secretaria de Saúde de Mogi apontam que foram 34.431 pessoas vacinadas
Números divulgados pela Secretaria de Saúde de Mogi apontam que foram 34.431 pessoas vacinadas - FOTO: Emanuel Aquilera

Pouco mais da metade da população com idade superior aos 60 anos já está imunizada contra a Covid-19 em Poá, ou seja, recebeu a primeira e a segunda dose da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde vacinou 52% dos idosos, um total de 7.897, pessoas até o final da semana anterior.

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) afirmou que até o ano passado havia 15.261 moradores acima de 60 anos na cidade. Na semana anterior, a Prefeitura de Poá apontou também que 16.231 idosos já receberam a primeira dose do imunizante.

O mesmo ocorreu em Mogi das Cruzes, onde mais da metade da população idosa também já está imunizada contra a Covid-19. Na sexta-feira anterior, a Secretaria Municipal de Saúde já somava 34.431 idosos protegidos contra a doença, representando cerca de 56% dos moradores desta faixa etária.

No ano anterior, segundo a Fundação Seade, havia um total de 60.748 pessoas acima de 60 anos no município. Os números deste ano ainda não foram divulgados pela Fundação e por este motivo não é possível relacionar a quantidade de imunizados com a população idosa atual.

A quantidade de idosos vacinados com a primeira dose contra a Covid-19, por exemplo, é superior ao número de moradores desta faixa etária em 2020. Ao todo, 63.041 receberam a primeira aplicação do imunizante até o final da semana passada.

A segunda aplicação da vacina é de extrema importância para que a imunização ocorra de forma completa. Isso porque, após a aplicação de uma só dose o organismo não ainda produz todos os anticorpos necessários para combater o vírus. Por este motivo, a segunda dose é fundamental para reforçar a imunização e obter proteção máxima.

Em Suzano, 7.989 dos 16.231 idosos já estão imunizados contra a nova doença respiratória. Se comparado com a quantidade de habitantes idosos do último ano, 50% já do grupo com idade acima de 60 anos está protegida.

Segundo os dados da Fundação Seade, existiam 37.156 idosos no município no ano passado. Já em Itaquaquecetuba, haviam 37.537 e, se comparado com os vacinados deste ano, 50% dessas pessoas com mais de 60 anos completaram o ciclo de imunização.

Apesar de questionada, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos não informou a quantidade de idosos vacinados com a segunda dose contra a Covid-19. Sabe-se apenas que há 18.742 idosos imunizados com a primeira aplicação. No ano anterior, Ferraz contava com 21.049 idosos