Prefeitura promove mutirão de castração

A Prefeitura de Suzano realizou mais um mutirão de castração e microchipagem de animais domésticos no último sábado. No total, 72 cães e 51 gatos foram atendidos gratuitamente pela iniciativa, que é uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde. Outro mutirão está previsto para acontecer ainda neste mês. Os interessados devem se cadastrar previamente pelo link (bit.ly/CastracaoSuzano).

A campanha foi realizada na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro, ponto recorrente das ações preventivas da prefeitura. Os animais atendidos passaram por cadastro, pesagem e foram encaminhados para uma equipe de médicos veterinários da administração municipal, que realizou o procedimento de castração. Depois disso, cada pet passou por acompanhamento especializado antes de retornar para seu tutor, que recebeu orientações sobre os cuidados necessários para garantir a saúde e bem-estar dos cães e gatos.

Além da castração, eles também passaram por microchipagem, recurso que garante maio. A medida ajuda a combater o abandono animal e levar aqueles que se perderam de volta ao seu lar.

Monike Santos, de 34 anos, participou da iniciativa e castrou três dos 23 animais que ela cuida em sua casa. A moradora do Cidade Miguel Badra contou que este é o segundo mutirão que participa. "O mais importante do projeto é o cadastro dos animais e a microchipagem, para que os tutores tenham como localizá-los caso eles fujam ou se percam. A castração também é muito importante, porque os cães e gatos podem se reproduzir e os filhotes correm o risco de acabar nas ruas", reforçou.

O próximo mutirão ocorrerá ainda neste mês. Para participar, é preciso se cadastrar por meio de formulário virtual, disponível no link.