Mogi amplia estratégias de vacinação contra a Covid-19

Adequações ampliará capacidade em mais de 8 mil doses
Adequações ampliará capacidade em mais de 8 mil doses - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Mogi das Cruzes inicia hoje novos horários para vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No período da manhã, das 8 às 13 horas, serão realizadas atualização do calendário de rotina e aplicações da dose contra a Gripe, enquanto o período da tarde, das 14 às 16h30, será destinado exclusivamente para a imunização contra a Covid-19.

Outra novidade será o atendimento com horário estendido, até às 19 horas, em algumas unidades de saúde no esquema de revezamento, e, aos sábados, das 8 às 16 horas. As adequações devem ampliar, neste momento, a capacidade operacional de atendimento em mais 8 mil doses contra a Covid-19 por semana, ultrapassando um total de 20 mil aplicações semanais.

"Nosso objetivo é intensificar a vacinação diante do recebimento de doses e a liberação de diversos grupos para vacinação anunciados pelo governo Estadual", explicou a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.

As ações são necessárias para absorver a demanda esperada para os próximos dias. Para a próxima quarta-feira, por exemplo, está prevista a liberação de agenda para pessoas de 50 a 59 anos sem comorbidades.

"Apesar da indiscutível importância das vacinas de rotina e da gripe, no momento é necessário priorizarmos ações para aplicação do maior número possível de vacinas contra a Covid-19", destacou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Outras unidades

As unidades de PSF e PACS Biritiba Ussu e Taiaçupeba realizarão organização interna para o público cadastrado.