Comsep aumenta ações de enfrentamento à pandemia

Reunião ocorreu no prédio sede da Prefeitura de Mogi
Reunião ocorreu no prédio sede da Prefeitura de Mogi - FOTO: Divulgação/PMMC

O Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) discutiu, anteontem, a participação da sociedade civil nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Mogi das Cruzes. A reunião ocorreu no prédio sede da Prefeitura e reuniu conselheiros e representantes de forças de segurança na cidade.

"A participação de representantes da sociedade civil nas discussões sobre segurança pública é fundamental e este é o papel do Conselho Municipal. Neste período de pandemia, isso é ainda mais importante, uma vez que os conselheiros levam orientações e conscientização para suas regiões", destacou o secretário municipal de Segurança, André Ikari, que participou da reunião ao lado do presidente do Comsep, José Santana.

Durante a reunião, foi feita uma apresentação sobre o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para evitar a ocorrência de aglomerações e o acompanhamento das regras de segurança sanitária estabelecidas pelo Plano São Paulo e pelos decretos municipais sobre o tema. As ações são desenvolvidas pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Segurança, e pela Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Polícia Militar (PM).

"Os conselheiros também foram orientados sobre os canais que podem ser acionados em caso de flagrantes de aglomeração de pessoas, bem como sobre as regras que estão em vigor para o funcionamento dos comércios e realização de eventos. Com a participação deles, esta mensagem vai chegar a mais pessoas", lembrou Ikari.

Formado por representantes do poder público e da sociedade civil, o Comsep é responsável por discutir questões relativas à área de Segurança Pública no município e sugerir medidas para a resolução dos problemas detectados.