Cezar de Souza receberá plantio de mudas hoje

Amanhã será na avenida Pedro Romero e no Centenário
Amanhã será na avenida Pedro Romero e no Centenário - FOTO: Divulgação/PMMC

Como parte da programação do Junho Ambiental, será realizado hoje a partir das 9 horas, o plantio de árvores na Área de Preservação Permanente (APP) de nascente da Vila Di César, em Cezar de Souza. Já amanhã, estão previstos dois plantios de mudas: o primeiro às 9 horas, na avenida Pedro Romero, e o segundo às 10 horas, no Parque Centenário. Para os três eventos, a participação dos interessados ocorrerá mediante inscrições, que podem ser feitas por meio do telefone 4798-5959.

O Junho Ambiental realizou ontem o evento "Proteção de nascentes", que incluiu uma visita à nascente modelo no Parque Municipal "Chiquinho Veríssimo". A Nascente Modelo é uma das seis nascentes conhecidas do parque, tem fácil localização e simboliza a importância dos cursos d'água existentes na reserva.

Para muitos mogianos, a visita ao Parque Municipal é uma oportunidade de rever uma antiga área de lazer dos anos 70 e 80, que se transformou em área preservada. Criado no dia 26 de novembro de 1970, pela Lei Municipal nº 1.955/1970, o parque tinha por finalidade atender a população local, proporcionando recreação e divertimento, caracterizando-se na época como um parque urbano. Foi aberto à visitação em 1971 e por muitos anos consolidou-se como uma importante opção de lazer para cidadãos de Mogi das Cruzes e região.

Entre 1971 a 1986, o número de visitantes excedeu a capacidade da infraestrutura existente, resultando em depredações de árvores, contaminação de cursos d'água e acúmulo de lixo. Na década de 90, o parque deixou de receber público como espaço de lazer urbano e passou a ser utilizado como núcleo de educação ambiental - o que ocorre até hoje.