Avenida Pedro Romero e Parque Centenário receberão mudas hoje

O Junho Ambiental segue com sua programação a todo vapor e, hoje, serão realizadas duas ações de plantio de mudas. A primeira acontecerá às 9 horas, na avenida Pedro Romero, e a segunda será às 10 horas, no Parque Centenário, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes. Para participar dos dois eventos, os interessados deverão fazer inscrições antecipadamente, por meio do telefone 4798-5959.

Também hoje, o Junho Ambiental apresentará a oficina "Culinária como meio de educação para a sustentabilidade", em parceria com a Escola Ambiental da Secretaria Municipal de Educação. O evento será às 19 horas, com transmissão pelo Youtube da Prefeitura e participação de Camila Sant'Ana e Catia Daher. Haverá emissão de certificado conjunto de participação dos inscritos.

Os participantes inscritos devem providenciar os seguintes ingredientes: 1 maço de brócolis ramoso (inteiro: com folhas e talos), 1 cebola média ralada, 4 dentes de alho ralados ou amassados, 1 xícara de chá de farinha de aveia, 2 ovos, 3 colheres de sopa de cheiro verde picado, azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Utensílios: forno, fogão, assadeira, tigela grande, frigideira, panela, cesto para cozimento no vapor, tábua e faca.

A programação do Junho Ambiental de ontem levou um plantio de mudas ao distrito. Ele aconteceu de manhã na Área de Preservação Permanente (APP) de nascente da Vila Di César. Como têm ocorrido com vários eventos da programação, os participantes se inscreveram de forma antecipada, sempre por meio do telefone 4798-5959.

Desmatamento

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes flagrou, na segunda-feira passada, um crime ambiental em uma propriedade rural na estrada Katsuji Kitaguchi, no Cocuera. Três tratores foram apreendidos no local e o responsável pela área foi encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente.

A equipe da Patrulha Rural foi encaminhada ao local após denúncia recebida pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Ao chegar à propriedade rural, os guardas municipais flagraram movimentação de terra com uso de máquinas e consequente supressão de vegetação.

A equipe questionou o responsável pela área, que não apresentou documentação que autorizasse a intervenção no local. Assim, ele foi encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente de acordo com a Lei Federal 9.605.

Denúncias para a Patrulha Rural podem ser feitas pelo telefone 153, da Ciemp.