Dia dos Namorados tem alta de 31,1% nas lojas físicas

O Dia dos Namorados registrou uma alta de 31,1% nas vendas das lojas físicas em comparação com o mesmo período de 2020. O e-commerce também apresentou 37,5% de crescimento. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Para a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o resultado confirma as expectativas para a data.

O aumento de vendas eleva a tendência de crescimento do varejo registrado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). De acordo com levantamento da entidade, o setor teve uma alta média de 5,8% na primeira quinzena de junho, em comparação com os primeiros 15 dias de maio deste ano. Os dados da ACSP referentes à capital paulista são um termômetro para Mogi e Região.

Aos poucos com a reabertura do comércio, o setor começa a reaquecer. Na primeira quinzena de maio, período que se celebra o Dia das Mães, houve uma alta de 14,9% sobre o mesmo período de abril. "Essas datas são muito importantes para a retomada econômica. A próxima será a do Dia dos Pais, que esperamos que acompanhe os bons resultados alcançados até o momento", avaliou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.

Ainda segundo o ICVA, os índices do Dia dos Namorados foram motivados, especialmente, pelo setor conhecido como de produtos presenteáveis. Apenas as vendas de vestuário cresceram quase 80% de 6 a 12 de junho se comparadas com o mesmo período do ano passado. Isso foi motivado principalmente pela reabertura do comércio, pois no dia 12 de junho do ano passado muitas lojas estavam com as portas fechadas.

"Notamos que o movimento no comércio foi grande ao longo da semana do Dia dos Namorados. Como a data caiu em um sábado, muitos casais aproveitaram para celebrar já na sexta-feira, o que provocou uma movimentação nos restaurantes, claro, respeitando o limite de ocupação estabelecido pelo Plano São Paulo de enfrentamento a pandemia da Covid-19", destacou a presidente.

Fádua avaliou que diversos centros comerciais e os bairros de Mogi notaram esse crescimento nas vendas. "Com a pandemia, as pessoas passaram a consumir mais próximo a sua casa e ao trabalho. A Associação Comercial apoia essa tendência, inclusive, queremos incentivar os mogianos com a campanha Compre no Comércio Local, que vai sortear R$ 18 mil em vales-compras até outubro", acrescentou. O próximo sorteio da campanha será no dia 24 de junho. Para participar basta comprar a partir de R$ 50 nas lojas participantes.