Via Rápida Empresa diminui a abertura dos negócios

A tramitação para abrir uma empresa em Suzano ficou mais fácil. Isso porque a cidade conta com o programa Via Rápida Empresa, disponibilizado em parceria com o governo do Estado. Ele tem como objetivo facilitar a abertura e regularização de empreendimentos, principalmente os classificados como de baixo risco. Desta forma, a documentação é finalizada em cerca de dois dias.

Por meio dele é possível solicitar a pesquisa de viabilidade, o Documento Básico de Entrada (DBA), o Registro Empresarial, a Inscrição Municipal e o Licenciamento para a atividade. O programa é coordenado pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Para utilizar o sistema basta acessar o site vreredesim.sp.gov.br, onde é possível realizar as operações com o login unificado do governo federal, o gov.br. Também é possível entrar na plataforma por meio do site oficial da Prefeitura de Suzano (suzano.sp.gov.br), clicando na opção "Cidadão Serviços e Informações", no topo da tela, e depois escolhendo "Cadastro de Empresas/V.R.E.", na categoria Via Rápida Empresa. Toda a documentação necessária para o requerimento será solicitada por meio do sistema para o usuário, seja ele um contador ou o responsável legal pelo negócio.

Podem participar todos os empreendedores que desejam abrir ou regularizar sua empresa.

Com a integração dos diversos órgãos licenciadores, como a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, o empreendedor não precisa mais se deslocar até a sede da Jucesp e de outras entidades da cidade e da capital. Depois de passar por todos os procedimentos indicados no sistema e ter os documentos regularizados, o usuário já está apto para desenvolver a atividade empresarial.

Além de reduzir a espera e poupar tempo, o Via Rápido Empresa possibilita que os interessados economizem com gastos de deslocamento, autenticações de documentos e reconhecimentos de firma.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Viana, a plataforma incentiva a regularização de negócios e contribui para o fortalecimento do comércio. "Além do Via Rápido Empresa, também contamos com outras medidas de estímulo, como o Banco do Povo e as capacitações gratuitas fornecidas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A prefeitura realiza um trabalho constante de apoio ao empreendedorismo em Suzano", concluiu.

Para mais informações sobre o serviço, basta entrar em contato com o setor responsável da administração municipal por meio do telefone 4745-2022.