Poá realiza hoje o Dia D para gripe e coronavírus

Divisão feita pela Prefeitura pretende diminuir a aglomeração de pessoas
Divisão feita pela Prefeitura pretende diminuir a aglomeração de pessoas - FOTO: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá

Poá realiza hoje, o Dia D da Vacinação contra o coronavírus (Covid-19) e Influenza. O objetivo é atender aos moradores que integram o público-alvo e que não conseguem comparecer aos postos de aplicação da vacina durante a semana. A imunização contra o novo coronavírus será realizada na Praça da Bíblia. Já contra a H1N1, H3N2 e Influenza B, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Calmon Viana e Jardim Nova Poá, além do Centro de Saúde (CSII), das 9 às 15 horas.

A divisão dos pontos de vacinação, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, tem o intuito de diminuir o risco de aglomerações no ato da aplicação da vacina. "Fizemos uma logística que tem como objetivo oferecer o melhor serviço ao cidadão, para que todos possam ser imunizados de forma rápida e sem risco de aglomerações", afirmou o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia.

O mutirão da vacina contra a Influenza será realizada nas UBSs Tito Fuga, Doutor Cypriano Monaco e Centro de Saúde (CSII) Farid Domingues, das 9 às 15 horas. O público-alvo são as pessoas com comorbidades; portadores de deficiência física; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

"A vacinação contra a gripe está com baixa adesão, foram 18 mil aplicações até o momento, e é um número muito baixo. É muito importante se imunizar contra a gripe, porque assim se previne de diversos problemas decorrentes da doença causada pelo vírus H1N1 como, por exemplo, internações, óbito e a sobrecarga nos serviços de Saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do novo coronavírus (Covid-19)", disse Garcia.

"É importante frisar que não pode tomar as duas vacinas (gripe e Covid) no mesmo dia, já que existe a orientação para que se respeite um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações", finalizou o diretor do departamento.

Hoje também acontece a Xepa da Vacina, direcionada para dois novos grupos: lactantes 18 com bebê de até 2 anos de e motoristas de transporte escolar. A xepa é a aplicação de doses que sobram em frascos abertos no fim do dia. Para estes dois grupos, a aplicação terá início às 15 horas.