Banco de Sangue e Hemocentro buscam doadores de O - e O

De acordo com as unidades, o maior desafio é manter a constância das doações
De acordo com as unidades, o maior desafio é manter a constância das doações - FOTO: Divulgação

O Banco de Sangue de Mogi das Cruzes e o Hemocentro de Suzano continuam movimentando campanhas para que as pessoas mantenham suas doações. Os tipos sanguíneos de maior necessidade nas duas unidades são o O - e o O .

"As doações estão oscilando bastante, tem semanas que é bem fraco e tem semana que melhora. Por isso, estamos em campanha junto com a população da região e familiares dos pacientes desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020", explicou o Banco de Sangue de Mogi.

Ainda de acordo com a administração da unidade, o grande desafio que eles estão enfrentando é o de conseguir manter a constância e continuidade das doações, já que a pandemia continua instável. Com a necessidade do distanciamento social para conter a disseminação do coronavírus, muitas pessoas têm medo de ir até os hospitais, com exceção de situações graves de saúde.

Por este motivo, o Banco de Sangue de Mogi tem feito diversas campanhas por meio das redes sociais solicitando a colaboração da população nas doações. "Isto ajuda já que sempre podemos contar com parceiros e doadores recorrentes", disse a unidade.

O Banco de Sangue de Mogi das Cruzes está localizado dentro da Santa Casa, na rua Barão de Jaceguai e o acesso ocorre pela portaria do Ambulatório de Ortopedia. Mais informações sobre as doações podem ser obtidas por meio do telefone 4799-2892.

Já o Hemocentro no município de Suzano, está localizado na avenida Antônio Marques Figueira, no bairro Vila Figueira. As doações funcionam por agendamento por meio do telefone 4752-9999 (que também funciona como WhatsApp).

A unidade também marca as doações conforme a necessidade do estoque de cada tipo sanguíneo no dia. "Devido às campanhas que foram realizadas nos últimos dias estamos recuperando o estoque dos hemocomponentes, porém os tipos O e O- estamos precisando muito de doações, o estoque do tipo O está bem baixo", destacou o Hemocentro.

Para evitar o contágio da Covid-19, os profissionais estão 100% seguros com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) completos, álcool gel em todos os setores, distância entre as cadeiras e horário agendado para doação.

Junho Vermelho

A campanha Junho Vermelho, realizada este mês por instituições públicas e privadas da área da saúde, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários. As unidades da região ainda não realizaram campanhas específicas desta comemoração.