APAE de Mogi lança projeto no setor de Equoterapia

Lançamento será no dia 28 no Núcleo Rural do Caputera
Lançamento será no dia 28 no Núcleo Rural do Caputera - FOTO: Divulgação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes lança o projeto Reabilitação através da Equoterapia, no próximo dia 28, às 10 horas, no Núcleo Rural, localizado no bairro do Caputera. O projeto vai ampliar o número de assistidos no setor de Equoterapia. Serão ofertadas 30 novas vagas, para crianças de 3 anos a 12 anos (incompletos) de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê.

Atualmente, o setor de Equoterapia atende 80 pessoas, com idades de 3 anos a 18 anos.

A solenidade de lançamento será restrita à participação de alguns convidados, como diretoria e autoridades, obedecendo a todos os protocolos sanitários de prevenção ao contágio da Covid-19.

O gestor de projetos da Apae, Jorge Alberto Ferreira Santos, falou sobre o objetivo do novo projeto da instituição: "Vamos ampliar o número de pessoas atendidos pela equipe multiprofissional na estimulação e manutenção das capacidades funcionais por meio da Terapia Assistida por Animais (TAA), a fim de proporcionar uma terapia diferenciada de reabilitação, visando o atendimento integral da pessoa com deficiência intelectual e múltipla".

As crianças serão selecionadas por meio de triagem pela equipe multidisciplinar da Apae de Mogi das Cruzes, formada por neuropediatra, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.

Tudo será feito com a anuência da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes. O atendimento, que é de uma hora, será semanal e terá dois anos de duração. A triagem terá início no dia 1 de julho e os atendimentos começam a partir do mesmo mês.

O telefone da Apae de Mogi das Cruzes para mais informações é 4728-4999.