500 teste contra Covid são realizado em 10 dias

Do total de testes, 12 tiveram resultados positivos
Do total de testes, 12 tiveram resultados positivos - FOTO: Maxson Rodrigues/Secom Ferraz

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou 525 testes de coronavírus (Covid-19) nos últimos dias. A ação visou a testagem em massa da população em postos de saúde com localização estratégica. Os casos positivos foram encaminhados e orientados e estão sendo assistidos pela Pasta.

A iniciativa ocorreu entre os dias 8 e 18 de junho. Os moradores puderam encontrar o exame nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila São Paulo, Vila Margarida, Jardim Yone, Jardim Castelo e Jardim Bela Vista.

Os exames foram para detecção de anticorpos contra coronavírus IGM e IGG e, desta forma, foi possível realizar um monitoramento dos casos sintomáticos e assintomáticos da população. Os testes foram indicados para pessoas que apresentavam sintomas a partir do sétimo dia ou para aqueles que desejavam avaliar se já tiveram o contato com o vírus. Entre os exames, foram identificados 12 casos positivos da doença.

De acordo com a titular da pasta, Kelly Hungria, a ação foi satisfatória, visto que a ação conseguiu atingir o número de testes esperados. "Inicialmente, a intenção é fazermos pelo menos cem exames em cada polo, o que alcançamos com êxito. Dessa forma, conseguimos ter uma visão mais ampla da situação epidemiológica do município", afirmou a secretária.

Com o fim da iniciativa, os moradores que quiserem realizar o exame devem procurar suas UBSs de referência para avaliação clínica e mais orientações.