'Vacinaço' de sexta e sábado aplica 29 mil doses em Mogi

Procura pelo 'vacinaço' gerou filas de carros no Pró-Hiper, onde ocorreu o evento
Procura pelo 'vacinaço' gerou filas de carros no Pró-Hiper, onde ocorreu o evento - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi das Cruzes alcançou no final de sábado a marca de 29 mil pessoas imunizadas contra o coronavírus (Covid-19) em um único evento: o "vacinaço" promovido na região central entre sexta-feira e o sábado.

O atendimento foi focado a pessoas sem comorbidades na faixa entre 50 e 59 anos e, ao final do período de vacinação, o município registrou 29.172 pessoas com a primeira dose contra a doença. A busca pela primeira dose no "vacinaço" gerou filas de carros e de pessoas no Pró-Hiper, local que promoveu a vacinação, devido à demanda em massa da população.

Com o evento, Mogi das Cruzes chega à marca de 136.707 pessoas com a primeira dose até a noite de ontem, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Dentro deste total, 48.849 receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo a Pasta mogiana da Saúde, o atendimento segue hoje para pessoas com mais de 50 anos e outros públicos-alvo que realizaram o agendamento prévio pela internet: profissionais da Educação, motoristas e cobradores com mais de 18 anos; pessoas com comorbidades com mais de 18 anos, pessoas com deficiência grave e indígenas maiores de idade.

A Prefeitura também liberou, no início desta semana, o pré-cadastro para mulheres no período pós-parto e lactantes com mais de 18 anos, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e contribuir para a imunização indireta de crianças em fase de amamentação.

O pré-cadastro pode ser feito pela página cliquevacina.com.br, direcionado a mulheres que amamentam bebês com até 11 meses e 29 dias. A administração municipal, por meio da Pasta da Saúde, entrará em contato para garantir a organização e atendimento.

Virada da Vacina

A Prefeitura de Suzano informou que mais de 19 mil pessoas receberam, entre quinta e sexta-feira, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Virada da Vacina. Os trabalhos foram direcionados a sete públicos iniciais: a primeira dose para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência grávida, grávidas e puérperas com mais de 18 anos, profissionais dos setores de Educação e Transportes (restrito a taxistas, motoristas e cobradores).

Nas expectativas iniciais da Pasta da Saúde, a meta de vacinação era de 12 mil pessoas, que foi batida nas primeiras 24 horas de atividades. Ao final, o município registrou mais de 19 mil pessoas imunizadas. O total de pessoas vacinadas durante a ação correspondeu ao intervalo de pessoas que receberam a dose entre os dias 7 de maio e 16 de junho.

Para viabilizar o trabalho, a Suzano afirma ter disponibilizado mais de 400 servidores públicos, entre trabalhadores da Saúde e voluntários de outras secretarias que garantiram a logística e o atendimento.

A Prefeitura informou que o cronograma de imunização terá prosseguimento nas próximas semanas, e que a possibilidade de realização de novos mutirões semelhantes ao da última semana se repitam, devido ao sucesso de público.