Ocupação de leitos de UTI em Mogi das Cruzes alcança 59%

Luzia de Pinho Melo possui 33 leitos de UTI, sendo que ocupação está em 80%, disse Prefeitura de Mogi
Luzia de Pinho Melo possui 33 leitos de UTI, sendo que ocupação está em 80%, disse Prefeitura de Mogi - FOTO: Fábio Miranda

As Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) disponíveis para o tratamento de pacientes com coronavírus (Covid-19), em Mogi das Cruzes, têm se distanciado do limite de ocupação. Em toda a cidade, os hospitais encerraram a noite passada com 59% de uso.

As informações estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Mogi, que apontou também uma ocupação de 57% nos leitos de Enfermaria em toda a cidade. No Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti, estão em funcionamento 30 leitos de Enfermaria, com ocupação de 50%, e 30 leitos de UTI, com 77% de ocupação até a noite de ontem.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no Hospital Luzia de Pinho Melo, são 46 leitos de Enfermaria, com 70% de ocupação, e 33 de UTI, com 80%.

Os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) também seguem dedicados a garantir assistência adequada e oportuna a todos. "É importante destacar que taxas de ocupação variam no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de enfermaria ou UTI, por exemplo", explicou a secretaria de Estado da Saúde.

O Hospital Auxiliar de Suzano possui 20 leitos de Enfermaria com 15% de ocupação. Até ontem, o Pronto-Socorro Municipal (PS), Santa Casa de Misericórdia, Hospital Santa Maria e Hospital Saint Nicholas atuavam com 25% nas UTIs e 10% nas Enfermarias.

As duas últimas unidades são da rede particular, onde a Secretaria Municipal de Saúde oferta vagas de internação por meio de convênios firmados. Apesar de questionada ontem, a Secretaria de Saúde de Poá informou que no dia 17 deste mês o Hospital Municipal Doutor Guido Guida atendia ontem com 9% na Enfermaria e 0% nos leitos de Emergência.

O Santa Marcelina de Itaquaquecetuba operava com 20 leitos de UTI e 20 de Enfermaria com 90% de ocupação, ontem. Por fim, no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, Doutor Osíris Florindo Coelho, são 26 leitos de UTI e 26 de Enfermaria com 84% de ocupação.