Segurança reforça ações contra perturbações

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã encabeça uma nova campanha de conscientização sobre a perturbação do sossego. De acordo com o titular da Pasta, Elias Marques de Lima, as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) se mobilizam em blitz de abordagem orientativa, principalmente aos finais de semana. "Analisamos áreas de atenção em diferentes pontos do município em que a perturbação do sossego tem sido uma ocorrência frequente, sobretudo em regiões tidas como turísticas. Nosso objetivo é inibir o som alto em casas e chácaras que, por vezes, acabam incomodando a vizinhança", destacou.

Para o secretário, a ação tende a repercutir não só entre os indivíduos que promovem a perturbação, mas também entre os moradores fixos da região. "Reforçamos o caráter cidadão da atividade orientativa. Por meio da informação conseguimos trabalhar de maneira efetiva a prevenção a futuras infrações", disse. "Neste período de isolamento social, o foco é garantir tranquilidade aos suzanenses. Entendemos que muitas pessoas mudaram a rotina de casa, passando mais tempo em home office, com crianças pequenas e idosos nos lares", completou.

"É importante frisar que a perturbação do sossego não se dá apenas a partir das 22 horas. É preciso obedecer aos níveis máximos de sons estipulados para cada horário do dia, sendo que pela manhã a emissão de ruídos pode chegar a 70 decibéis (dB), decaindo para 60 dB à tarde, 50 dB no período noturno e 45 dB a partir da meia-noite", explicou.

A legislação ainda prevê penalidades como advertência, multa e interdição do espaço. Para realizar denúncias, a GCM de Suzano atende pelo telefone 4746-3297.