Saúde inicia vacinação de pessoas em situação de rua

Vacinação contra o coronavírus foi realizada no Centro POP e nas cinco unidades de acolhimento institucional
Vacinação contra o coronavírus foi realizada no Centro POP e nas cinco unidades de acolhimento institucional - FOTO: Divulgação/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou ontem a imunização contra a Covid-19 de pessoas em situação de rua. O trabalho é resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, que fizeram o levantamento desse público e providenciaram documentos e cadastros necessários para o atendimento.

A vacinação contra o coronavírus foi realizada no O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) , que é a unidade de referência no atendimento a esse público e também nas cinco unidades de acolhimento institucional, situadas no Socorro, Mogilar, Alto do Ipiranga, São João e Vila São Francisco. Ao todo, 100 pessoas foram vacinadas ontem. O trabalho deve ter continuidade, em data a ser definida.

As pessoas pertencentes a grupos prioritários, como idosos e portadores de comorbidades, já haviam sido vacinadas, conforme calendário definido pelo Ministério da Saúde. A vacinação da população em situação de rua foi determinada pelo Plano Nacional de Vacinação, que levou em consideração a maior exposição dessas pessoas à infecção e potencial impacto gerado pela Covid-19.

Agendamento

A Prefeitura abre hoje, às 10 horas, novas vagas para agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 47 anos ou mais sem comorbidades.

No total, serão disponibilizadas cerca de 2,7 mil doses distribuídas entre os três imunizantes enviados pelo governo do Estado: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. As aplicações serão realizadas amanhã e no próximo sábado nos drive-thru do Pró-Hiper, no Mogilar, e do Bunkyo, na Porteira Preta, e também no Cempre Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba, para quem chega a pé.

O agendamento online deve ser feito por meio do site http://www.cliquevacina.com.br e, para receber a dose no local, o cadastrado deve comparecer munido de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço. "Pedimos que as pessoas respeitem os horários agendados e realizem o cadastro antecipado no 'Vacina Já', do governo do Estado", explicou a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.

O preenchimento antecipado do cadastro é uma importante forma de colaborar para reduzir o tempo de espera na vacinação. O endereço é https://vacinaja.sp.gov.br/. Outra dica é conferir todos os documentos antes de chegar ao drive.