Brigadas monitoram e fiscalizam o cumprimento dos protocolos

A retomada gradual das aulas presenciais nas escolas e creches da rede municipal de ensino conta com o reforço em cada unidade escolar da Brigada da Pandemia na Educação, um grupo formado por profissionais das escolas para monitorar e assegurar o efetivo cumprimento dos protocolos sanitários. Os profissionais das escolas foram treinados pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Educação.

"Precisamos fazer a retomada gradual das atividades presenciais e capacitamos profissionais de cada escola para a manutenção e observância dos protocolos sanitários para garantir que o retorno seja seguro", disse o secretário de Educação, André Stábile. Os profissionais seguem o protocolo sanitário, com 150 itens.

A Brigada é formada por um agente monitor para acompanhar e garantir o cumprimento do Protocolo Sanitário, um ponto focal interno com a função de orientar os profissionais das escolas e os alunos quanto aos protocolos e as medidas necessárias de isolamento, quando identificados casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e um ponto focal externo, que deve se comunicar com as famílias e reportar ações aos equipamentos da Saúde.

Na Escola Municipal Prof. Dermeval Arouca, no Jardim Ivete, a agente escolar Marcia Cristina Oliveira é a agente monitora. "Com este trabalho, a gente consegue visualizar se a escola precisa ou não de alguma adequação", disse. Os pontos focais externos das Brigadas contam com um canal específico. O contato deve feito por meio do telefone 4798-7383. Em casos sintomáticos é possível receber atendimento rápido e prioritário na rua Francisco Affonso de Melo, 625 - Brás Cubas.