Programa Pontos MIS oferece oficina gratuita de cinema

Trabalho de Zé do Caixão está entre temas debatidos
Trabalho de Zé do Caixão está entre temas debatidos - FOTO: Reprodução

As atividades online do programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, continuam acontecendo e podem ser desfrutadas por artistas e todos os interessados de Mogi das Cruzes. Nesta semana foi realizada a oficina de fotografia comandada por Natália Tonda.

Já na próxima semana, acontecerá, de segunda a sexta-feira, a oficina A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano, com Carlos Primati. A atividade, voltada para pessoas com idade a partir dos 16 anos, ocorre sempre das 15 às 17 horas, de forma totalmente gratuita e transmitida online, via Zoom.

A proposta da palestra é demonstrar como a representação de diferentes criaturas assustadoras nas telas, desde os clássicos monstros sobrenaturais até seres humanos de comportamento irracional, ajudam a compor um complexo panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, gerando a reflexão sobre o que é "monstruoso". A partir da atividade, a intenção é que o participante adquira uma visão mais ampla sobre o tema, passe a ver esses filmes sob ângulos mais complexos.

Carlos Primati é pesquisador de cinema fantástico, crítico, editor, tradutor e professor de cursos livres. Ministrou diversos cursos pelo MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), abordando temas como Expressionismo Alemão, Alfred Hitchcock, História do Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror no Cinema Brasileiro e Zé do Caixão. Também colaborou com a exposição sobre Hitchcock no MIS e integra a equipe de oficineiros do Pontos MIS há alguns anos.

Deixe uma resposta

Comentários