Itaquá fará trabalho de fortalecimento de vinculo

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba iniciou na terça-feira, o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de idosos. O trabalho será executado em todas as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A expectativa é de atender 640 idosos por mês, nos cinco equipamentos da cidade.

O objetivo do programa é desenvolver atividades que possam contribuir no processo de envelhecimento, conferindo às pessoas de mais idade autonomia, socialização, fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, além do cuidado para evitar risco social.

As atividades aplicadas serão de comunicação digital, música, dança, atividades físicas e de convivência, socialização e auto-estima. Essas práticas vão permitir o lazer e ainda a valorização de suas experiências, que serão estimuladas e também, potencializar o poder de escolha.

Com a pandemia, os atendimentos na maior parte dos equipamentos ocorrem de forma remota, porém, nesta modalidade, o resgate para o atendimento presencial será importante e com todas as normas sanitárias colocadas em práticas.

De acordo com a secretária Claudia Marzagão, é importante dar assistência aos idosos, sobretudo, neste momento, em que muitos permanecem em isolamento social. "Precisamos retomar as atividades com os idosos, respeitando as regras de saúde. Os idosos necessitam de socialização, e vamos retomar aos poucos as atividades. É muito importante valorizar nossos idosos que já fizeram tanto por nós e ofertar a eles atividades que prazerosas que garantam um envelhecimento saudável", pontuou Claudia.