GCM de Ribeirão Pires recebe capacitação de Suzano

GCM de Ribeirão pretende implantar o projeto
GCM de Ribeirão pretende implantar o projeto - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A Patrulha Maria da Penha de Suzano recebeu ontem a visita de um grupo de oito agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires. Eles vieram receber uma capacitação profissional junto à corporação suzanense, pois, em breve, implementarão o policiamento em defesa da mulher.

A capacitação se estende até hoje, onde os convidados terão treinamento prático, realizando rondas nas ruas de Suzano com o acompanhamento de agentes municipais, fazendo visitas, entrevistas e localizando vítimas cujo contato por telefone não foi eficaz. A prática em campo permitirá que os guardas de Ribeirão Pires tenham contato com as vivências do cotidiano em defesa das mulheres.

De acordo com a comandante da GCM suzanense, Rosemary Caxito, a corporação tem trabalhado de forma incansável no enfrentamento à violência contra a mulher.

"Nos colocamos à total disposição dos guardas de Ribeirão Pires. A Patrulha Maria da Penha tem um papel essencial para a garantia dos direitos das mulheres e desejamos todo o sucesso para o futuro grupamento de nossa cidade vizinha, que representa mais segurança para sua população feminina", afirmou a comandante.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, destacou o empenho da Patrulha Maria da Penha, que também recebeu no mês de maio a corporação de Estiva Gerbi, município da região de Campinas. Na ocasião, eles também vieram conhecer os trabalhos do grupamento e aprender com as agente. "A equipe tem reconhecimento nacional. Em 2018 conquistamos o Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP) de Práticas Inovadoras, pelo trabalho de proteção a vítimas de violência doméstica e combate à reincidência dos agressores", concluiu.