Ronda Ostensiva Motorizada da GCM é destaque em Suzano

Grupamento foi criado em agosto do ano passado e possui 13 integrantes no total
Grupamento foi criado em agosto do ano passado e possui 13 integrantes no total - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), grupamento especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, tem conquistado resultados importantes para o combate à criminalidade no município. Criada em agosto do ano passado, ela atua dia e noite por todos os bairros realizando patrulhamentos e atendendo a denúncias para garantir a segurança da população.

O grupamento é composto por 13 integrantes, sendo um coordenador e 12 agentes, que trabalham em duplas. Em 10 meses de atividade, eles já contribuíram muito para manter as ruas seguras, principalmente no combate ao narcotráfico. Desde janeiro deste ano, a equipe já retirou de circulação 1.294 porções de drogas, além de colaborar com a apreensão de outras 4.071 em ações conjuntas e R$3.664, frutos da venda de ilícitos nos bairros.

Para além do tráfico de entorpecentes, a Romo ainda tem resultados expressivos na recuperação de veículos roubados, executando um trabalho de apreensão e restituição dos bens aos seus devidos proprietários. Neste ano, houve recolhimento de seis motocicletas e dois carros. Em abril, as equipes foram informadas de que um automóvel havia sido roubado na região do Raffo. Prontamente as duplas foram encaminhadas para as proximidades e, em menos de 30 minutos, conseguiram encontrar o veículo e devolvê-lo à vítima.

Rapidez é o ponto de destaque do grupamento de duas rodas, que realiza atendimento ágil e imediato às mais variadas demandas da população. Patrulhando a cidade dia e noite, os agentes municipais já atenderam desde casos de pichação de muros públicos e particulares a tentativas de roubo de comércios. A Romo ainda presta apoio aos outros grupamentos da GCM em operações conjuntas, em bloqueio e na fiscalização de festas clandestinas.

De acordo com a comandante da GCM, Rosemary Caxito, as equipes seguem em patrulhamentos diários por todas as regiões da cidade, de forma a atender às demandas da população. "A gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi criou a Ronda Ostensiva Motorizada em agosto do ano passado e ela tem fortalecido muito os trabalhos de segurança pela cidade. A Romo está sempre atenta para possíveis ocorrências, tendo agilidade no deslocamento e na resolução dos casos", garantiu.

Por sua vez, Ashiuchi parabenizou todos os agentes do grupamento pelos excelentes resultados em quase um ano de operações pelo município. Segundo ele, o trabalho conjunto da GCM é essencial para a segurança e o bem-estar da população. "Assim como os moradores que já foram beneficiados por suas ações, nós da administração municipal temos orgulho da dedicação e da atuação extremamente ágil e eficaz dos guardas da Romo, que patrulham Suzano de forma incansável para garantir o bem-estar de todos", destacou.