Maio tem diminuição de 80% nas fatalidades no trânsito

Desde o começo do ano, ocorreram 22 mortes no trânsito de Mogi das Cruzes
Desde o começo do ano, ocorreram 22 mortes no trânsito de Mogi das Cruzes - FOTO: Divulgação

O trânsito de Mogi das Cruzes registrou uma queda de 80% nas mortes em acidentes na cidade em maio deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). De acordo com a entidade, ligada ao governo paulista, duas pessoas morreram no mês passado, já em relação ao mesmo período de 2020 foram dez mortes.

Até o último mês, Mogi já somou um total de 22 mortes no trânsito contabilizadas pelo Infosiga em 2021. Neste ano, o mês em que foi registrado o maior número de mortes no trânsito foi fevereiro, com oito óbitos que ocorreram nas vias do município. De acordo com o Sistema, uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo é a elaboração de um banco de dados com informações sobre acidentes de trânsito do Estado.

As informações são atualizadas mensalmente, no dia 19 ou próximo dia útil, sobre todos os 645 municípios. "Para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, foi criado este banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal", explicou o Infosiga.

O responsável pela gestão do Sistema é o programa Respeito à Vida, gerido pela Secretaria de Governo, que envolve mais oito Pastas da administração estadual: Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Infosiga mostrou também que no mês anterior houve um óbito em Suzano em decorrência de um acidente de trânsito, no mesmo período de 2020 o número foi o mesmo. Na mesma temporada do último ano, a cidade registrou a mesma quantidade de mortes deste tipo. De janeiro a maio deste ano, já ocorreram cinco óbitos no trânsito.

Em Ferraz de Vasconcelos a situação é a mesma, no mês anterior houve uma morte de trânsito, porém, no mês de maio de 2020 o Infosiga não registrou nenhuma ocorrência. A cidade já soma também cinco mortes neste ano. Por fim, em Poá e Itaquaquecetuba o Infosiga registrou uma morte em todo este ano, no mês de fevereiro. Em maio do ano passado também não ocorreu nenhuma morte.