Saúde amplia faixa etária para lista de encaixe da vacinação

Prefeitura de Mogi das Cruzes está ampliando a faixa etária para atendimento na lista de encaixe para vacinação contra a Covid-19. Desde ontem, pessoas com 18 anos ou mais podem se cadastrar no site oficial www.cliquevacina.com.br, clicando no ícone "Lista de Encaixe".

Os cadastrados serão atendidos com eventuais sobras de vacina, ou seja, com doses remanescentes de frascos abertos, mas não totalmente utilizados pelas unidades de saúde.

"É importante que a pessoa interessada se cadastre em uma unidade próxima de sua residência ou trabalho, de forma que consiga chegar ao local cerca de 20 minutos após o chamado telefônico", explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Apesar da ampliação da faixa etária, o sistema de encaixe classifica automaticamente as pessoas cadastradas de acordo com suas datas de nascimento, priorizando sempre os mais velhos.

A lista de encaixe não é uma garantia de atendimento e não anula a necessidade do paciente realizar o agendamento quando abrirem vagas para o seu grupo de imunização. Neste caso, é possível excluir o cadastro do encaixe e liberar a vaga para outra pessoa.

CliqueVacina

Os agendamentos online continuam de acordo com o cronograma do governo do Estado. Serão liberadas hoje, vagas para pessoas com 40 anos ou mais sem comorbidades.

Para facilitar os trâmites, no intervalo entre novas aberturas, o interessado pode antecipar o seu cadastro, preenchendo o novo campo "Crie seu usuário" no site oficial.

Outro cadastro importante deve ser feito no https://vacinaja.sp.gov.br, sistema estadual que contabiliza e registra todas as doses contra a Covid-19 aplicadas nos municípios de São Paulo.

Mortes

A região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) registrou ontem 4.584 óbitos causados pela Covid-19, sendo que nas últimas 24 horas, foram registradas 33 vítimas fatais.

Em Biritiba Mirim e Guararema foi registrado um óbito em cada cidade, em Ferraz de Vasconcelos foram confirmadas quatro mortes; Mogi das Cruzes, 21 óbitos e Salesópolis, uma morte confirmada pela doença.

Desde o início de pandemia do coronavírus 84.876 pessoas já se recuperaram.

O Estado de São Paulo registrou ontem 3.727.348 casos de Covid-19 durante toda a pandemia e 127.681 óbitos.