Mogi é uma das 13 cidades em programa de inovação

A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes se prepara para passar por um processo de transformação digital. Por meio de um acordo de cooperação técnica, a cidade é uma das 13 em todo ao país a participar do programa "Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino", promovido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Instituto General Motors (IGM).

Este processo tem como proposta conduzir as unidades escolares ao patamar de Escolas Conectadas, aprimorando a prática pedagógica na oferta do ensino, que no momento tem sido oferecido de forma mista (presencial e remota). "É um programa referência no Brasil que levará as escolas da rede municipal a outro patamar, preparando nossos meninos e meninas para o futuro com uma educação de alto desempenho", disse o secretário André Stábile.

A assessoria do programa tem duração de dois anos, em que será feito um processo contínuo de formação e planejamento, envolvendo o compartilhamento de metodologias, conceitos, conteúdos e ferramentas gratuitas e autoinstrucionais desenvolvidas pelo Cieb. As escolas conectadas possuem visão estratégica e planejada para a incorporação da tecnologia em seu currículo e nas práticas pedagógicas; equipe com competências digitais desenvolvidas; recursos educacionais digitais selecionados e equipamentos e conectividade adequados.

O planejamento já está em andamento com a reunião das equipes da Secretaria de Educação e do Centro. "A tecnologia bem utilizada tem muito a contribuir para este momento que estamos vivenciando atualmente e a primeira etapa para avançarmos ainda mais é a realização de um diagnóstico, através do questionário GuiaEdutec", disse o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, Weber Marques, que faz parte do Grupo de Trabalho.

O próximo passo será a aplicação do questionário GuiaEdutec na rede municipal de ensino após o recesso escolar. O questionário permite medir e acompanhar a evolução no nível de adoção de tecnologia nas escolas.

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2016, com o intuito de promover a cultura de inovação na educação pública brasileira. Em apoio à formulação de políticas públicas, desenvolve conceitos e ferramentas, articulando os atores do ecossistema do ensino básico.