Ação fará testagem gratuita de profissionais do comércio

Testes são do tipo PCR Antígeno, com resultado divulgado em 20 minutos
Testes são do tipo PCR Antígeno, com resultado divulgado em 20 minutos - FOTO: Divulgação/PMMC

Dentro do trabalho da Caravana Mogi contra a Covid-19, a Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia amanhã uma ação de testagem rápida e gratuita dos profissionais do comércio. O trabalho será feito na praça Oswaldo Cruz, no centro, em um espaço específico para o atendimento a este público, e é parte das ações da administração municipal em apoio ao setor. O trabalho de testagem vem sendo realizado pelo município desde a semana passada, com ações em Jundiapeba.

A iniciativa tem parceria das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e da Saúde com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), com o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomercio) e com o Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciarios), no projeto Comércio Seguro. Na região central, a ação será realizada até quinta-feira e entre os dias 12 e 16 de julho.

Podem participar os comerciantes que ainda não foram vacinados e funcionários do comércio e dos supermercados. Para a realização do teste, será necessário cadastramento, que será feito a partir de um link a ser disparado pelas entidades representantes do setor aos responsáveis pelos comércios e supermercados.

"O cadastro dos profissionais e sua testagem integram uma série de ações da Prefeitura junto às entidades e comerciantes visando o cuidado com os negócios e a preservação da saúde e da segurança sanitária tanto de quem trabalha no setor, quanto dos consumidores", afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli.

Após o centro, a ação será levada para outras regiões da cidade. Em Cezar Souza, o trabalho será do dia 19 a 23 de julho; em Braz Cubas, de 26 a 30 julho; enquanto na rua Thuller o período será de 2 a 6 de agosto. Por fim, o distrito de Jundiapeba terá a testagem entre 9 e 13 do mês que vem.

Os interessados devem comparecer munidos de comprovante de endereço em Mogi, RG ou documento com foto e Cartão SUS.

Jundiapeba

O trabalho no distrito de Jundiapeba foi realizado entre os dias 22 e 30 de junho. No total, foram aplicados 2,3 mil testes, com 8% dos resultados positivos, todos encaminhados para a Central de Monitoramento da Covid.

"Ao saber do resultado, a pessoa recebe as primeiras orientações sobre cuidados e necessidade de isolamento. A partir daí, passa a ser monitorada com relação a eventuais sintomas e, sendo necessário, encaminhada ao serviço de saúde de referência", explicou a enfermeira Gisele Menichelli, coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança.

O exame realizado é do tipo Teste Rápido Antígeno, que realiza a detecção qualitativa de antígenos de Sars-CoV-2 em amostras de swab coletadas da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz ou boca) e resultado em 20 minutos.

O objetivo da campanha é ampliar o monitoramento da Covid-19 na cidade e promover a busca ativa para oferecer tratamento rápido de acordo com cada necessidade. A Caravana Mogi contra a Covid-19 tem parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Deixe uma resposta

Comentários