Portal de geoprocessamento oferece informações espaciais sobre Suzano

Lançamento ocorreu no cineteatro de Suzano
Lançamento ocorreu no cineteatro de Suzano - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, disponibiliza um novo portal de geoprocessamento de informações. A plataforma "Geo Suzano", apresentada na manhã de ontem, tem uma interface amigável e é uma iniciativa pioneira na região, oferecendo uma série de dados espaciais sobre diferentes áreas e setores do município.

A plataforma já está disponível e pode ser acessada por meio do site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br). O portal Geo Suzano conta com o software ArcGIS, especializado em gerenciar e georreferenciar informações, compartilhar e analisar dados espaciais. No ambiente virtual, o usuário dispõe de infraestrutura para criar mapas em camadas e buscar informações, permitindo diferentes análises aprofundadas.

De acordo com o chefe da pasta, Elvis Vieira, o projeto foi pensado com o objetivo de facilitar a vida da população suzanense, por meio do acesso rápido ao mapeamento de serviços e equipamentos públicos da cidade. "Esse trabalho de alimentação dos bancos de dados é contínuo, em parceria com as outras secretarias e órgãos de interesse, a fim de cada vez mais dispor de informações completas sobre as nossas escolas, unidades de saúde, ecopontos, centros culturais e demais equipamentos em operação e em construção no município", explicou.

A cerimônia de lançamento ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna e contou com a presença de Giovani Bino Rodrigues, representante da Imagem Soluções de Inteligência Geográfica, empresa parceira responsável pela implantação do software. Na oportunidade, o profissional compartilhou instruções sobre a utilização da plataforma.

Para Joni Incheglu, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), a iniciativa é gratificante e garante melhores condições de trabalho aos técnicos da área. "Nossa presidência incentiva essa inclusão digital, que é uma verdadeira mudança de cultura. Em Suzano vemos uma busca constante por ações inovadoras que trazem condições assertivas de trabalho. Então, medidas como essa estão em consonância ao conselho", disse.