Suzano abre vacinação contra Covid-19 para maiores de 38

Prefeitura informou que 106 mil aplicações de primeira dose foram feitas na cidade
Prefeitura informou que 106 mil aplicações de primeira dose foram feitas na cidade - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje a vacinação dos moradores com 38 anos ou mais. A confirmação da novidade foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e pelo chefe da Pasta, Pedro Ishi, ontem. O atendimento ao público desta faixa-etária será das 8 às 17 horas, nos três polos especiais de imunização na cidade. Todos os demais grupos prioritários já contemplados e as pessoas que ainda aguardam a aplicação da segunda dose, conforme aprazamento, também poderão buscar atendimento.

Desta vez, o principal público-alvo da ação serão as pessoas de 38 e 39 anos, de acordo com a evolução da campanha na cidade que, desde a última quarta-feira, tem focado no público de 40 anos. Até o momento, o município registra 136.421 aplicações contra o coronavírus (Covid-19), sendo 106.325 na primeira etapa e 30.096 na segunda. O índice representa 48,2% da população adulta vacinada com a primeira dose.

Nesta nova etapa, a documentação de praxe para a primeira dose continua a mesma, sendo necessário apresentar documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. Além disso, o pré-cadastro na plataforma Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br/) é indispensável.

Já para tomar a segunda dose, basta apresentar documento original com foto, CPF e cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. O atendimento estará disponível no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul), na Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 - Jardim Belém) e na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador). O sistema drive-thru, com entrada pela Avenida Brasil, também estará disponível das 8 às 17 horas.

Balanço

Somente ontem, Suzano imunizou 6.144 pessoas com a primeira dose, sendo 3.983 na Arena Suzano, 1.060 no CEU Gardênia e 1.101 na Escola Odário Ferreira da Silva. Quanto à segunda dose, 75 munícipes concluíram a etapa ao longo do dia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, a vacinação no sábado deve garantir uma nova oportunidade para as pessoas que ainda não se vacinaram. "A missão do município é possibilitar que a vacina chegue ao braço de todos o quanto antes. Para isso, desde o início da campanha, traçamos uma série de estratégias dentro das nossas condições de logística, como o atendimento em três polos descentralizados e a oferta do sistema drive-thru, além do horário estendido em algumas ocasiões e a nossa grande 'Virada da Vacina'", lembrou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi comemorou o avanço e reforçou a importância da adesão à segunda dose. "Chegamos a mais de 100 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, sendo 48,2% da população adulta. Porém, vale reforçar que a segunda aplicação é necessária para garantir a eficácia esperada na resposta imunológica. Por isso, quem ainda precisa concluir a segunda etapa, não pode perder a chance deste sábado", destacou.