Suzano amplia hortas no CEU do Jd. Gardênia e no Suzanão

Espaços está sob cuidados de agentes públicos
Espaços está sob cuidados de agentes públicos - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Para estimular a conscientização ambiental e novos hábitos de alimentação saudável para população, a Prefeitura de Suzano ampliou as obras de revitalização das hortas comunitárias do Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto Sousa Candido, no Jardim Gardênia Azul. Os alimentos obtidos nas colheitas serão destinados às comunidades locais.

A horta do CEU, criada em setembro de 2018, passou por revitalização completa em junho, com o apoio das equipes do Viveiro Municipal Tomoe Uemura. Atualmente a unidade está fechada para o público, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portanto o espaço de plantio está sob os cuidados de agentes municipais. A expectativa é que, com a futura reabertura, o cultivo também conte com a participação de moradores da região, que frequentam o espaço.

O espaço conta com uma enorme diversidade de verduras, legumes e temperos em plantio, como alface, coentro, beterraba, além de árvores frutíferas espalhadas pela área de convivência. No momento, estão sendo plantadas novas mudas de hortelã, orégano, couve, pimentão, entre outros, que compõem um quadro de 34 alimentos diferentes disponibilizados no local. Os itens são plantados no solo e em estruturas de horta suspensa, que permitem a interação de idosos e crianças. Além disso, o CEU ainda contará com uma nova estufa, que já está sendo montada na área de convivência.

A diretora do setor de Praças, Parques e Jardins, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, destacou a importância de iniciativas como essa em espaços públicos, possibilitando o contato da população com os meios de plantio. "É um espaço lindo, completo, que ainda conta com viveiro próprio. Além de educativa, a horta comunitária representa um importante espaço de interação social, que inclusive aproxima a comunidade da administração pública. A estrutura permite a criação de atividades de conscientização ambiental e alimentar e ainda contribui para a qualidade de vida da comunidade", disse.

Já no Suzanão, as equipes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer aproveitaram o amplo espaço disponível para criar sua primeira horta. Construída em fevereiro deste ano, ela conta com pés de alface, cebolinha, salsa, pimenta, beterraba e cenoura, que já estão em período de colheita. Com o retorno das atividades esportivas presenciais na cidade, a pasta deverá promover uma série de trabalhos lúdicos com as crianças.

0O estádio sediava aulas de diversas modalidades esportivas promovidas gratuitamente pela administração municipal. Em breve, conforme o avanço da imunização contra a Covid-19 e o retorno das atividades, estas turmas terão a possibilidade de contribuir para a preservação da horta. Além disso, os agentes municipais responsáveis pelo espaço também promoverão a visita de alunos das escolas próximas, para estreitar a relação das crianças com a natureza.

De acordo com o chefe da pasta de Esportes suzanense, Arnaldo Marin Júnior, a meta é estimular a construção de novos hábitos alimentares na rotina dos jovens, que terão acesso aos frutos da horta. "Muitas crianças não gostam e nem estão abertas a experimentar alimentos saudáveis, reflexos de uma cultura alimentar desbalanceada. Aqui eles poderão plantar, colher e terão contato com a terra. Tudo fará parte de um trabalho lúdico para incentivar o consumo de vegetais e verduras e, com isso, promover uma vida mais saudável às crianças", concluiu.