Prefeitura inicia obras de abastecimento de água

Dando continuidade aos investimentos para melhorias na distribuição de água na cidade, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) avança com as obras de setorização da região leste com o início, na próxima segunda-feira, da implantação de uma nova tubulação na avenida Lothar Waldemar Hoehne (via Perimetral), entre a Ponte Grande e o Jardim Maricá. É uma obra importante para aumentar a disponibilidade de água e controle da pressão para aquela região da cidade, que além do Jardim Maricá e Ponte Grande, inclui bairros como Bella Cittá, Jardim Aracy, Itapety e Vila Oroxó.

Outro objetivo é colocar em operação os dois novos reservatórios instalados na Vila Oroxó, com capacidade para 2 milhões de litros de água cada um. Além de melhorar o atendimento na região, essas estruturas proporcionarão uma reserva estratégica de abastecimento, diante do cenário de escassez de chuvas e possível crise hídrica nos próximos meses - o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), do governo federal, emitiu um alerta de emergência hídrica para a região que abrange o Estado de São Paulo, devido à previsão de chuvas abaixo da média no período de junho a setembro.

"Para aumentar a segurança do abastecimento público, o Semae avança com as obras na Perimetral, no trecho entre a Ponte Grande e Jardim Maricá. Este trabalho inclui o assentamento de uma nova tubulação, obras de setorização e instalação de instrumentos para controle de pressão e vazão, como parte de nossas ações para redução de perdas", explicou Wagner de Carvalho Moraes, da Divisão de Distribuição de Água da autarquia.

A previsão é de que a obra, que é de grande porte, seja realizada em aproximadamente três meses. Haverá sinalização para segurança de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

"Esse tipo de obra, pelo porte e extensão, pode gerar alguns transtornos temporários, como barulho, poeira e congestionamentos. Mas solicitamos a compreensão da população durante este período, pois, superada a fase de implantação, todos poderemos usufruir de um sistema de abastecimento mais eficiente", destacou o diretor-geral adjunto do Semae, Michel Reche Beraldo.

O ponto de partida para a obra é encontro da avenida Lothar Waldemar Hoehne e a rua José Meloni, onde a Prefeitura fará as intervenções no sistema viário.

Setorização

A setorização é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas.