Prefeitura inicia obras e faz transplante de nove palmeiras

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou sábado passado as obras de melhoria de mobilidade urbana e segurança viária na via Perimetral, no encontro com a avenida José Meloni, em um trabalho conjunto realizado pelas Secretarias Municipais de Transportes e de Serviços Urbanos. No dia em que o serviço começou, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou o transplante de nove palmeiras existentes no local. Elas foram plantadas no Parque Leon Feffer.

Durante os trabalhos, que estão em andamento, a administração municipal montou uma operação especial para minimizar o desconforto causado pelas intervenções. O trabalho inclui o planejamento das etapas das obras, horários de trabalho, ações de comunicação com o cidadão e sinalização de trânsito.

A primeira etapa das obras, iniciadas no sábado, é a retirada da rotatória existente no encontro da avenida Lothar Waldemar Hoehne - nome dado a este trecho da via Perimetral - e a avenida José Meloni. No local, será implantado um cruzamento semaforizado, que oferecerá melhores condições de fluidez, segurança viária e disciplinará o trânsito dos veículos. A estimativa é que haja uma melhoria entre 75% e 85% no trânsito da região.

Com as obras, o encontro das avenidas passará a contar com semáforos, que regularão a passagem dos veículos. Além disso, com a nova configuração do local, o acesso à direita para o motorista que estiver na via Perimetral no sentido Ponte Grande-Rodeio e quiser acessar a avenida José Meloni será livre. Já quem estiver no sentido oposto da Perimetral não poderá acessar a José Meloni. A orientação é usar a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.

Para que todas estas medidas sejam viabilizadas, a rotatória será retirada e serão construídos canteiros, que auxiliarão a orientar o trânsito. Além dos novos semáforos, a Secretaria Municipal de Transportes fará uma nova sinalização no local. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também executará obras de melhoria de drenagem.

Durante o período de serviços, haverá interdições parciais - de uma faixa - nas duas pistas da Via Perimetral e nas faixas da esquerda da Avenida José Meloni. Para orientar os motoristas, a Secretaria Municipal de Transportes está implantando placas de sinalização com as rotas de desvio. A orientação é para que os motoristas, principalmente de veículos grandes, evitem transitar pelo local durante o período de obras, previstas para ocorrer em cerca de três meses.