Saúde faz reforço para 2ª dose da vacina contra Covid amanhã

Nesta semana cidade atingiu 50% da população adulta vacinada contra coronavírus
Nesta semana cidade atingiu 50% da população adulta vacinada contra coronavírus - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

O município de Suzano superou nesta semana a marca de 50% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19). Ao todo, são 113.053 pessoas beneficiadas na primeira fase, das quais 30.151 já completaram a segunda etapa que garante maior eficácia na resposta imunológica contra o vírus, de acordo com o imunizante utilizado. A dose complementar para todos aqueles que ainda precisam tomar a segunda aplicação estará disponível amanhã, nos três polos especiais de imunização, de acordo com o prazo de cada morador.

Desta vez, o foco da segunda dose tem sido os idosos de 67 anos e todas as demais pessoas que precisam completar a etapa até o dia 8 de julho, independentemente do imunizante utilizado. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede atenção à data estipulada no cartão de vacinação adquirido na primeira fase.

O secretário Pedro Ishi, esclareceu que o município dispõe de todos os imunizantes até então liberados pelo governo do Estado. Os lotes são suficientes para dar continuidade à campanha de imunização com a primeira dose, que atualmente contempla os suzanenses de 37 anos ou mais, e também para garantir a segunda aplicação a todos os munícipes que ainda precisam completar a etapa.

Os imunizantes que requerem a segunda aplicação são CoronaVac/Butantan, Astrazeneca/Oxford e Pfizer. O intervalo entre as doses deve ser de 14 a 28 dias para a CoronaVac e de três meses para a AstraZeneca e a Pfizer. Já a vacina Janssen é ministrada em dose única e já contemplou 2.213 suzanenses.

"Ao longo de todos esses dias de atendimento, a segunda dose foi ofertada. Nesta quinta-feira (08/07), reforçamos a importância de se procurar um dos polos de acolhimento para receber a aplicação, a fim de se garantir a eficácia proposta pelo imunizante ministrado. O atendimento é livre, não precisa de agendamento, basta apresentar o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa, documento original com foto e CPF", explicou o secretário.

O atendimento desta quinta-feira estará disponível no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul) e na Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 - Jardim Belém), ambos no horário convencional, das 8 às 17 horas; bem como na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador), com horário estendido até as 19 horas. Já o sistema drive-thru, com entrada pela Avenida Brasil, será das 8 às 17 horas.

Além da segunda dose, a ação deve garantir a primeira etapa dos adultos de 37 anos e contemplar todos os demais indivíduos incluídos nos grupos prioritários anteriores que ainda não se vacinaram. Para receber a primeira dose, será necessário apresentar documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. Além disso, o pré-cadastro na plataforma Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é indispensável.