Mogi abre agendamento para segunda dose de imunizantes

Saúde de Mogi informou que aplicou 177.888 primeiras doses contra Covid
Saúde de Mogi informou que aplicou 177.888 primeiras doses contra Covid - FOTO: Emanuel Aquilera

A partir das 8 horas de hoje serão disponibilizadas o agendamento para aplicação de segundas doses da CoronaVac e AstraZeneca em Mogi das Cruzes.

As vagas de segunda dose são destinadas para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca até o dia 15 de abril e a primeira dose da CoronaVac até o dia 12 de junho. "Estamos pedindo que as pessoas respeitem rigorosamente o calendário e fiquem atentas para evitar agendamentos errados", alertou a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Amanhã, às 8 horas, serão liberadas vagas para outras datas da segunda dose: para quem tomou AstraZeneca até o dia 17 de abril e para quem tomou CoronaVac até 19 de junho.

Já as 14 horas, serão liberadas novas vagas de primeira dose para quem tem 40 anos ou mais sem comorbidades. Todos os agendamentos devem ser feitos no www.cliquevacina.com.br .

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde já aplicou 177.888 primeiras doses; 49.649 segundas doses e 3.228 doses únicas.

Gripe

Em relação à gripe, a Secretaria Municipal da Saúde pede que os públicos contemplados nas três etapas da campanha recebam as doses disponíveis nos postos de saúde e, a partir de segunda-feira, haverá um esquema especial para atendimento de todos os interessados. O objetivo é garantir acesso à proteção sem aglomerações e longas esperas.

É importante lembrar que quem estiver entre os públicos da vacinação contra Covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias entre uma e outra dose. Até amanhã, podem tomar a vacina contra a gripe integrantes das Forças Armadas, segurança e salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas; além dos públicos contemplados nas fases 1 e 2: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos e professores.

Na próxima semana, a dose estará disponível para crianças e adolescentes de seis meses a 15 anos e também para todos os contemplados nas fases anteriores. No sábado , das 8 às 15 horas, será realizado o Dia D para qualquer pessoa em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família. No domingo, o atendimento será exclusivo no drive-thru do Pró-Hiper, no Mogilar, também para todos os interessados, das 9 às 15 horas.

"O Ministério da Saúde e o governo estadual liberou a vacinação contra gripe para todas as idades (a partir dos seis meses) a partir do dia 12 de julho, devido à baixa procura dos grupos contemplados mas, para evitar grandes aglomerações, elaboramos essa estratégia de atendimento", explicou Lilian.

Até ontem, Mogi havia aplicado 75.526 doses contra a gripe, o que representa uma cobertura total de 46,8 %. Os trabalhadores da Educação lideram o índice de cobertura na cidade, com 71,3%, seguidos pelas gestantes (60,3%) e puérperas (56,7%).