Oficinas do Pontos MIS seguem recebendo inscrições

O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, continua oferecendo a todos os interessados uma programação de oficinas e bate-papos sobre o segmento audiovisual, sempre com transmissão online e inscrições gratuitas. Para participar, basta verificar a classificação etária de cada uma das atividades, acompanhar as redes sociais do programa e se inscrever nos formulários disponibilizados.

Entre os dias 12 e 16 deste mês, terá início o projeto Telenovela no Brasil e na América Latina: História e Atualidade, com Lucas Martins Néia. Trata-se de uma oficina, que vai disponibilizar 50 vagas para cada cidade parceira, com duração de duas horas (das 19 às 21 horas) e classificação de 14 anos. A atividade será transmitida ao vivo de segunda a sexta-feira e os interessados devem escolher um dia para participar.

A oficina é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação, Rádio e TV, Audiovisual, Multimídia e áreas afins e também roteiristas, dramaturgos e escritores, iniciantes ou não, além do público geral interessado.

O objetivo é fazer uma reflexão sobre como a telenovela se tornou o principal produto cultural no Brasil, qual seu impacto na sociedade e também qual o seu futuro, diante do sucesso das séries e plataformas. A atividade também vai traçar um paralelo entre a telenovela brasileira e outros modelos dramáticos de sucesso na América Latina. A proposta é fornecer ao público ferramentas para a análise das narrativas ficcionais de TV e também promover a democratização do acesso ao conhecimento e a popularização da produção da universidade pública brasileira, a partir de apresentação de pesquisa de doutorado desenvolvida junto ao programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP.

O oficineiro, Lucas Martins Néia, é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. É doutor em Comunicação pela ECA-USp e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, além de oficineiro e palestrante do programa Pontos MIS. Foi semifinalista do concurso do Frapa 2019. Em 2020, juntamente com Raphael Scire, apresentou o podcast Isso Só Acontece em Novela.