Atendimento é referência para outros gestores da região

O Centro de Recuperação Pós-Covid-19, implantado há cerca de três meses pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, já está servindo de referência para outros gestores municipais em busca de experiências exitosas no enfrentamento da pandemia. O secretário municipal de Saúde de Guarulhos, Ricardo Rui Rodrigues Rosa, acompanhado de sua equipe técnica, esteve ontem no município para conhecer detalhes do novo serviço mogiano.

O atendimento Pós-Covid funciona na Única de Jundiapeba e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento dos pacientes com sequelas da infecção causada pelo coronavírus. Entre elas estão Pneumologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Dermatologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. Mogi das Cruzes é a primeira cidade da região a criar um serviço especializado no âmbito municipal e não possui fila de espera.

"A Covid-19 é uma doença complexa e imprevisível que pode deixar sequelas de curto ou médio prazo e que precisam ser acompanhadas e tratadas por uma equipe multiprofissional", explicou a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi. Ela recebeu o secretário de Saúde de Guarulhos e seus diretores que, em seguida, visitaram as dependências da Única para conhecer os detalhes do serviço, com consultas, tratamentos e sessões de fisioterapia.

De 16 de abril a 7 de julho, foram atendidos 230 pacientes - 73% abaixo dos 60 anos e 57% mulheres - que geraram 471 encaminhamentos para médicos de especialidades (o mesmo paciente pode precisar de dois ou mais tratamentos diferentes); 208 encaminhamentos para equipe multiprofissional (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista); e 377 exames complementares realizados.

Na alta, o paciente é encaminhado ao Núcleo de Avaliação Física (NAF) para total recuperação física e fortalecimento de massa muscular.