Limite de ocupação e horário é ampliado com atualização

De acordo com Prefeitura, horário será estendido até as 23h com 60% de ocupação
De acordo com Prefeitura, horário será estendido até as 23h com 60% de ocupação - FOTO: Emanuel Aquilera

As atividades comerciais no município de Suzano estão liberadas desde ontem para atendimento presencial até as 23 horas, com limite de ocupação ampliado para 60% do espaço. As medidas estão previstas na nova atualização do Plano São Paulo, conforme anúncio oficial na última quarta-feira. De acordo com o governo do Estado, as regras são válidas para todo o território paulista até o final do mês e são amparadas por recomendação do Centro de Contingência, com base nos dados de evolução da pandemia.

Até o próximo dia 31, o limite de horário de funcionamento das atividades econômicas está fixado para as 23 horas. A capacidade máxima de ocupação permitida, atualmente em 40%, também sobe para 60%. As normas vão vigorar até o final do mês, mas poderão ser revistas a qualquer momento conforme a tendência de novos casos, internações e mortes por coronavírus (Covid-19).

Em Suzano, as regras são válidas para estabelecimentos comerciais em geral. No caso de shoppings e galerias, recomenda-se que o acesso de clientes ocorra até as 22 horas, com encerramento total das atividades às 23 horas.

O mesmo horário deverá ser respeitado por restaurantes e similares, atividades culturais, academias, salões de beleza e barbearias. Para tanto, todos os protocolos de higiene e distanciamento social devem ser rigorosamente cumpridos, incluindo o uso obrigatório de máscaras e a oferta de álcool em gel.

Vale lembrar que a cidade ainda mantém as recomendações de toque de recolher, agora estipulado para o período das 23 às 5 horas. Assim como as indicações do teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias, conforme a possibilidade.

Também permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidas as orientações sanitárias. Em relação aos parques, o Max Feffer e o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, bem como PlayPet, seguem fechados. Isso porque o parque e a Arena Suzano têm sido utilizados como um dos principais polos de imunização contra a Covid-19. A vacinação avança conforme cronograma prévio, que pode ser consultado no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br).

Até o momento, o município contabiliza 117.217 pessoas imunizadas contra a Covid-19, sendo 53,2% da população adulta estimada em 220.330 habitantes. Do total de vacinados, 30.162 já completaram a segunda etapa e 2.248 receberam a imunização em dose única.

Atualmente, o índice de ocupação de leitos voltados ao atendimento de pacientes com Covid-19 em Suzano está em 21,5%. A cidade contabiliza 21,9 mil casos da doença, sendo que 840 evoluíram para óbitos e outras 19,3 mil pessoas já se recuperaram.