Obras são concluídas no Jd. Maricá e Cezar de Souza

Maioria dos serviços não afetou o abastecimento de água
Maioria dos serviços não afetou o abastecimento de água - FOTO: Ney Sarmento/PMMC

As obras do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) para redução de perdas de água e modernização do abastecimento foram concluídas no Jardim Maricá e Cezar de Souza (Vila Nova Aparecida e Vila Suíssa). A autarquia finalizou os trabalhos de assentamento e interligação de redes e instalação de válvulas.

A maioria dos serviços não afetou o abastecimento nos bairros abrangidos, exceto paradas curtas, de uma ou duas horas de duração, em pontos e horários específicos. Por serem interrupções de curta duração, quem tem caixa d'água não sentiu os efeitos da paralisação.

A setorização é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas.

Os bairros beneficiados pela setorização leste são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro, e vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê.

O investimento total previsto nas obras de setorização da região leste é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.

A setorização possibilita um maior controle do fluxo de água no sistema de abastecimento público. Com isso, há um aperfeiçoamento do fornecimento de água e no gerenciamento de pressão, agilidade nas manutenções e diminuição de perdas.

Além da setorização, a autarquia também está reestruturando a área de abrangência das regiões abastecidas por sistemas de bombeamento. Desta forma, é possível abastecer a mesma quantidade de consumidores com menor consumo de energia elétrica.