Excesso de velocidade na Av. Saraiva é alvo de reclamações

As recentes intervenções da Prefeitura de Mogi das Cruzes em uma avenida no distrito de Braz Cubas acabaram por surtir um efeito inesperado junto aos moradores da região: com a melhoria na qualidade do asfalto, os veículos passaram a trafegar com mais velocidade, aumentando o risco de acidentes.

Segundo moradores, a intervenção realizada na avenida Saraiva, na Vila Cintra, foi concluída no início de maio. No entanto, moradores notaram que a velocidade média dos veículos que trafegam na via aumentou com o recapeamento. "O que antes era um obstáculo, que era a qualidade do asfalto, virou um incentivo", lamentou uma das moradoras no local.

O maior temor de quem mora na avenida Saraiva é o de atropelamentos, principalmente de crianças. "Na última semana um mascote de uma das vizinhas aqui foi atropelado na via, e muitas crianças acabam brincando de bola, soltando pipa, e ficamos apreensivos", justificou.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a avenida Saraiva conta com toda a sinalização preconizada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e que não registrou até o momento solicitações de implantação de fiscalização eletrônica ou lombadas no local. "No entanto, frente ao pedido de moradores, uma nova análise será feita pela equipe técnica da Pasta", informou em nota.

A Secretaria de Transportes de Mogi informou que no 1' quadrimestre de 2021, segundo dados do sistema Infosiga do governo do Estado, foram registrados 370 acidentes nas vias municipais. O número é 15% menor do que no mesmo período em 2019, quando foram registrados 437 acidentes.