Rio Jaguari passa por nova etapa de desassoreamento

Na primeira fase foram mais de 14 mil m3 retirados
Na primeira fase foram mais de 14 mil m3 retirados - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano deu início neste mês a uma nova ação de limpeza do rio Jaguari. Os trabalhos fazem parte de medidas preventivas para manter o fluxo da água limpo e evitar futuras enchentes. Ao todo, 4,4 quilômetros serão contemplados com o desassoreamento.

As equipes e os maquinários da administração municipal já atuam no trecho próximo à Cidade Miguel Badra, retirando os sedimentos e resíduos do leito do rio para garantir a fluidez das águas. A expectativa é que a iniciativa prossiga pelos próximos dois meses, seguindo o curso do rio por outros bairros como Cidade Boa Vista, Jardim Carmem, Jardim Santa Inês, Jardim São José e Jardim São Bernardino.

Em abril, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) havia concluído a limpeza de 1,3 quilômetros do rio, com a retirada de 14,2 mil metros cúbicos de sedimentos e vegetação. A nova medida prevê atendimento para os demais pontos do Jaguari que não haviam sido beneficiados.

O chefe da Pasta, Samuel Oliveira, acompanhou de perto o desassoreamento ontem, vistoriando o andamento da limpeza e de todos os demais procedimentos que estão sendo feitos.

"O desassoreamento se estende para além do período de chuvas, seguimos um planejamento estratégico para sempre atuar de forma preventiva. Assim, a população não é impactada por alagamentos ou outros imprevistos, mesmo com a elevação do nível da água. Além deste, outros rios também já foram beneficiados com os serviços, como o Taiaçupeba-Mirim e o Guaió. É um trabalho constante em prol da população, para garantir a segurança e o bem-estar de todos", destacou.