Inscrição para o Passe Livre de Suzano termina sexta-feira

Pedidos para o programa foram abertos em 1º de julho; já são 3 mil cadastrados
Pedidos para o programa foram abertos em 1º de julho; já são 3 mil cadastrados - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

O prazo para solicitar inscrição ou renovação de cadastro no programa Passe Livre Estudantil de Suzano, referente ao segundo semestre de 2021, termina sexta-feira. O programa tem como objetivo a liberação de créditos para estudantes de baixa renda que moram em Suzano. Em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19), o benefício estará disponível a partir do retorno oficial das aulas presenciais das instituições de ensino.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, considerando o retorno das aulas com um cenário de maior segurança no combate à Covid-19, os pedidos para o programa foram abertos no dia 1º de julho, liberando mais de duas semanas aos estudantes que tivessem direito ao Passe Livre entrar em contato para solicitar o benefício.

O programa foi criado por meio da lei complementar nº 226/2013 e alterado pelas leis complementares nº 313/2017 e nº 317/2018. O Passe Livre contempla estudantes moradores de Suzano, que se encaixam no perfil de renda familiar total de até três salários-mínimos ou de renda per capita de até meio salário-mínimo para cada integrante, com a comprovação pela folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico).

Os interessados em realizar a inscrição ou em renovar o cadastro para o segundo semestre de 2021 devem, primeiramente, acessar o hotsite do programa (www.suzano.gov.br/web/passe-livre) e seguir as instruções para verificação do RG. O endereço eletrônico conta ainda com uma sessão de "Dúvidas Frequentes" e um vídeo com "Tutorial de Cadastramento".

Ainda no ambiente on-line, o estudante deverá acompanhar o processo de análise e validação da sua solicitação, que terá duração entre 20 e 30 dias. A digitalização e o envio de documentos ocorrem totalmente pelo próprio site. A pessoa que está realizando a inscrição pela primeira vez, deve atentar-se à divulgação da data de confecção do seu cartão na tela "Dados do Estudante".

É importante destacar a necessidade de inscrição ou renovação dentro do período indicado, para que o pedido possa ser analisado em tempo hábil e, sendo aprovado, o solicitante tenha direito ao benefício da gratuidade no transporte público municipal. O aluno deverá se atentar ao calendário escolar e aguardar notificação por e-mail.

Atualmente, o programa conta com quase 3 mil estudantes cadastrados e a pretensão é aumentar este número, tendo em vista um cenário mais estável e seguro para o retorno das aulas, conforme afirmou Leandro Bassini, secretário municipal de Educação. "A Pasta está seguindo o planejamento administrativo de oferecer auxílio aos alunos em todas as circunstâncias e o Passe Livre é uma iniciativa que vem para contribuir", disse.

Em caso de dúvidas ou mais informações, o atendimento está sendo realizado por meio do e-mail [email protected] e pelo telefone 4744-6084.