Mutirão de testagem completa uma semana

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Saúde, informou nesta semana o balanço da primeira semana do programa de testagem em massa realizado junto aos trabalhadores do comércio. A iniciativa é uma parceria entre a administração municipal, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomercio), bem como representantes da categoria dos comerciários, na iniciativa Comércio Seguro.

Na primeira semana de realização dos trabalhos na estação móvel montada na praça Oswaldo Cruz, na região central da cidade, 141 comerciários realizaram os testes, tendo dois casos positivos, representando menos de 2% de taxa de infecção. Segundo levantamento da Pasta da Saúde, dos 2.167 exames realizados no mesmo local abertos para toda a população, 112 casos positivos foram encaminhados para a central Pré-Covid do município, o equivalente a 5,16% na taxa de contaminação.

A primeira etapa de testagem vai até amanhã, e estão programadas ações do Comércio Seguro até o início de agosto. A próxima etapa está marcada para acontecer no distrito de César de Souza entre os dias 19 e 23 de julho.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o exame realizado é do tipo teste rápido antígeno, com amostras de fluídos colhidas com um cotonete na região interna do nariz ou boca, com resultado disponível em até 20 minutos. "Todos os casos positivos são enviados para a Central de Monitoramento da Covid-19", informou em nota.

O programa, segundo a administração municipal, é aberto para comerciantes que ainda não foram vacinados e funcionários do comércio e supermercados de Mogi das Cruzes. Para realizar o teste, o comerciário deve realizar o cadastramento junto às entidades representantes do setor.

A campanha de testagem em massa também é aberta ao público em geral, mediante retirada de senhas das 8 às 13 horas. Para participar, os interessados devem apresentar comprovante de endereço em Mogi das Cruzes, documento de identificação com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). (A.D.)

Deixe uma resposta

Comentários