Trabalhadores da coleta seletiva são imunizados

Parte dos trabalhadores já havia sido imunizada
Parte dos trabalhadores já havia sido imunizada - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu ontem a vacinação de 12 trabalhadores da Coleta Seletiva que ainda não haviam sido imunizados contra o coronavírus (Covid-19). O atendimento ocorreu durante o expediente e foi acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang. Hoje, a campanha tem prosseguimento e deve contemplar os suzanenses maiores de 36 anos e garantir a segunda dose daqueles que precisam contemplar a etapa. O acolhimento será nos três polos especiais de imunização contra o coronavírus.

De acordo com secretário de Meio Ambiente, a Pasta organizou o atendimento desses trabalhadores em uma operação moderada em parceria com a Saúde, uma vez que grande parte do quadro de colaboradores já havia sido imunizada por idade ou comorbidades. "Hoje completamos a imunização do pessoal da Coleta Seletiva que ainda não teve a oportunidade de receber a dose. Esses trabalhadores desempenharam um papel fundamental ao longo de todos esses meses de pandemia, assim como os demais colaboradores da limpeza urbana. Fico particularmente muito feliz e tocado em saber que agora esse grupo está mais protegido", comemorou Chiang.

O atendimento, sediado no Centro Unificado de Serviços (Centrus), contemplou os colaboradores que atuam diretamente nos ecopontos e centrais de triagem do município, sendo profissionais do programa Frente de Trabalho e trabalhadores cooperados. A ação também foi acompanhada pelo vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, que parabenizou a iniciativa. "Estamos sempre ao lado da categoria, buscando melhores condições de trabalho. Agradeço o empenho e parceria das secretarias de Meio Ambiente e de Saúde em mais uma importante conquista de valorização desses trabalhadores", parabenizou.

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) destacou que o atendimento abre a semana do cronograma de vacinação, que hoje e amanhã deve contemplar os suzanenses de 36 e 35 anos, respectivamente, além dos bancários. "Pouco a pouco avançamos com a imunização na cidade, conforme o recebimento de novos lotes. Seguimos com uma adesão muito positiva, mas é preciso reforçar a importância da segunda dose, que também estará disponível nos polos especiais durante os dois dias de acolhimento", pontuou.

O atendimento estará disponível no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul) e na Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 - Jardim Belém), ambos no horário convencional, das 8 às 17 horas; bem como na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador), com horário estendido até as 19 horas. Já o sistema drive-thru, com entrada pela avenida Brasil, será das 8 às 17 horas. Os bancários serão contemplados exclusivamente na Arena Suzano, na sexta-feira, conforme listagem de funcionários oficializada pelas agências presentes na cidade.

Para receber a primeira dose, será necessário apresentar documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. Além disso, o pré-cadastro na plataforma Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é indispensável. Já para a segunda aplicação, basta apresentar o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa, documento original com foto e CPF.