Mais de 200 mil já receberam a 1ª dose ou única na cidade

Drive thru montado no Pró-Hiper é responsável pelo maior volume da vacinação
Drive thru montado no Pró-Hiper é responsável pelo maior volume da vacinação - FOTO: Emanuel Aquilera

A barreira de 200 mil pessoas vacinadas com a primeira dose ou dose única da vacina contra o coronavírus (Covid-19), em Mogi das Cruzes, foi ultrapassada. De acordo com o site da Prefeitura, atualizado às 9 horas de ontem, eram 193.032 pessoas que receberam a primeira dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer.

Já em relação às doses únicas do imunizante da Janssen, que começou a ser utilizado no mês passado no Brasil, foram 9.254 moradores de Mogi que garantiram a proteção completa. Na soma dos dois grupos, o total é de 202.286, ou o equivalente a 44,8% da população da cidade.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Mogi, além dos moradores vacinados com a Janssen, outros 52.781 receberam a segunda dose, completando a imunização, o que dá a soma de 62.035 pessoas, ou 13,7% da população.

A vacina da Janssen contra a Covid-19 foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de uma Autorização para Uso Emergencial (AUE), para a prevenção do vírus em indivíduos a partir de 18 anos de idade.

O uso emergencial deste produto é autorizado apenas durante a declaração de que existem circunstâncias que justifiquem a Autorização do Uso Emergencial da vacina para o enfrentamento dessa emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavírus.

"No Brasil, a Janssen e o Ministério da Saúde assinaram um acordo de compra para fornecer milhões de doses de sua vacina de dose única ao país. Neste momento, o fornecimento é exclusivo para o governo federal, por meio do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19", apontou a própria empresa. É por este motivo que nenhuma empresa privada ou pessoa física está autorizada a comercializar este imunizante.

Outras cidades

Em Suzano, pouco mais da metade da população recebeu a aplicação da primeira dose da vacina até a tarde de anteontem. A adesão de 53,7% corresponde a um total de 118.379 doses. Outros 2.248 suzanenses tomaram a dose única da Jansen, 1,02% da população adulta da cidade (220.330 habitantes).

Por sua vez, 2.874 pessoas foram vacinadas com a dose única no município de Poá, sendo 2,5% de toda a população, outras 50.820 receberam a primeira dose de outros fabricantes. Neste caso, o número corresponde a 44% dos habitantes gerais da cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Em Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria da Saúde apontou que até anteontem 66.729 pessoas estavam em processo de imunização contra a Covid-19, ou seja, tomaram a primeira dose da vacina.

Outros 1.570 ferrazenses já estão completamente imunizados, pois receberam a dose única da Janssen. Considerando a população de 169 mil pessoas, a cidade atingiu a marca dos 40,6% de vacinados com a 1ª dose e dose única.

Por outro lado, em Itaquaquecetuba, 33% se vacinaram com a primeira dose contra a doença, um total de 125.165 e 1% com a dose única da Janssen, 33.803 pessoas.